A prática docente e as tecnologias digitais

Autores/as

  • Adriana De Marchi Gonçalves Centro Paula Souza
  • Roberto Kanaane Centro Paula Souza

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1030

Palabras clave:

Educação profissional, Prática docente, Tecnologia digital, Formação docente.

Resumen

Este artigo teve como objetivo identificar como se processa a compreensão dos professores do ensino técnico, frente à utilização da tecnologia digital na sua prática docente. A metodologia adotada referiu-se à pesquisa qualitativa baseada em bibliografias que contribuíram para reflexão quanto às tecnologias digitais na educação. A evolução na prática pedagógica tende a ser contínua e adequada ao contexto diário em sala de aula e à utilização das TDIC (Tecnologias digitais de informação e comunicação) para a construção do conhecimento do aluno, tornando a aprendizagem efetiva. Nesse sentido conclui-se que o professor se torna mediador do aprendizado e que a formação continuada dos professores é fundamental para a prática docente.

Palavras-chave: Educação profissional. Prática docente. Tecnologia digital. Formação docente.

Biografía del autor/a

Adriana De Marchi Gonçalves, Centro Paula Souza

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Pós Graduação em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica

Mestre em Gestão da Eduação Profissional

Roberto Kanaane, Centro Paula Souza

Centro Paula Souza - kanaanhe@gmail.com

Citas

ALMEIDA, M. E. B. de; SILVA, M. da G. M. da. Currículo, tecnologia e cultura digital: espaços e tempos de web currículo. Revista e-curriculum, São Paulo, v.7, n.1, abril, 2011.

BONILLA, Maria Helena Silveira. Escola aprendente: para além da sociedade da informação. Rio de Janeiro: Quartet, 2005.

COLL, C. Aprender y enseñar con las TIC: expectativas, realidad y potencialidades. In: CARNEIRO, R., TOSCANO, J. C., DÍAZ, T. 2009. Los desafíos de las TIC para el cambio educativo. Madrid, España: Fundación Santillan. 2009

CRESWELL, John W. Projetos de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. Tradução por: Luciana de Oliveira Rocha. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

DEWEY, John. Como pensamos. 2. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1953.

FRIZON, Vanessa et al. A formação de professores e as tecnologias digitais. In: Educere Congresso Nacional de Educação, 12, Curitiba, 2015. Anais... Curitiba, 2015.

GADOTTI, Moacir. História das Ideias Pedagógicas. São Paulo, SP. Ed. Ática, 2003.

GARCIA, M. F; RABELO, D. F; CRIVELARO, L. P; CANCELA, T. M; AMARAL, S. F. As tecnologias digitais interativas e a prática docente. Teoria e Prática da Educação, v. 14, n. 1, p. 78-87, jan/abr. 2011.

GOMES, H.M.; MARINS, H.O. A ação docente na educação profissional. São Paulo: Senac, 2004.

LÈVI, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999. Disponível em: < https://mundonativodigital.files.wordpress.com/2016/03/cibercultura-pierre-levy.pdf> Acesso em: 01 de junho de 2018, às 23:17.

LIMA JUNIOR, A. Tecnologias inteligentes e Educação: currículo hipertextual. Rio de Janeiro: Quarter; Juazeiro, BA: FUNDESF, 2005.

MACHADO, Lucília Regina de Souza (2008, Junho). Diferenciais inovadores na formação de professores para a Educação Profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n.1 (pp. 8-22). Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/licenciatura_propostafinal.pdf >Acesso em 22 de junho de 2018, às 20:25hs.

MONTE, Hildevânia da Silva, MONTE, Maria Aucilene Leite. O Uso Dos Recursos Tecnológicos E A Mediação Do Ensino Aprendizagem No Contexto Escolar. In: Congresso Nacional de Educação, 2, 2015, Campina Grande. Anais... Campina Grande. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID3338_09072015175935.pdf>, Acesso em: 17 de julho de 2018 às 21:15hs.

MORAES, Lélia Cristina S. de & PEDROSA, Elaine Maria P. (2009) A formação de Professores para Educação Profissional: um debate necessário. In CHAVES, Vera Lúcia Jacob; CABRAL NETO, Antonio & NASCIMENTO, Ilma Vieira. (Orgs). Políticas para a educação superior no Brasil: velhos temas e novos desafios. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2152/pdf_137 >Acesso em 18 de junho de 2018, às 20:15hs

NÓVOA, Antonio (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa-Portugal: Dom Quixote, 2002.

SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Maria Del Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. Tradução: Daisy Vaz de Moraes; revisão técnica Ana Garcia, Dirceu da Silva, Marcos Júlio. 5 ed. Porto Alegre: Penso, 2013

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 12. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

Publicado

2021-03-21

Cómo citar

Gonçalves, A. D. M., & Kanaane, R. (2021). A prática docente e as tecnologias digitais. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 13(29), 256–265. https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1030