Formação docente e tecnologia: uma sinergia necessária

Autores/as

  • Juarez Ramos da Silva Universidade Católica de Santos
  • Irene Jeanete Lemos Gilberto Universidade Católica de Santos

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2020.e1062

Resumen

A pandemia da Covid-19 tem causado forte impacto na economia global. Cadeias de fornecimento, indústrias e mercado financeiro sentem seus efeitos, embora a amplitude destes ainda seja desconhecida. Esforços significativos têm sido feitos por governos, organizações da sociedade civil, empresas e profissionais para entender a crise, adaptar-se a ela, minimizar seus impactos e vislumbrar o que virá em seguida. Configura-se, assim, um cenário de mudanças drásticas que se reflete diretamente na educação, especificamente no que tange à incorporação das tecnologias por parte de docentes e discentes no chamado ‘ensino remoto’. Com base em estudos sobre a produção científica voltada ao contexto educacional que vivenciamos com a pandemia do Covid-19, que tem exigido dos educadores novos modos de olhar a educação e repensar o ensino e a aprendizagem, o artigo traz reflexões sobre os desafios enfrentados pelos professores para compartilhar conhecimentos teóricos e práticos e as dificuldades por eles enfrentadas. 

Palavras-chave: Educação. Tecnologias digitais. Ensino Superior. Pandemia Covid-19.

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Biografía del autor/a

Juarez Ramos da Silva, Universidade Católica de Santos

Doutor em Engenharia e Tecnologia dos Materiais pela PUC RS (2012). Possui Mestrado em Engenharia (Materiais, Energia e Ambiente, pela ULBRA - Canoas - RS - 2005). MBA em Gestão Empresarial pela FGV (1999). É docente na Universidade Católica de Santos (Santos-SP) e na Universidade Santa Cecília (Santos-SP).

Irene Jeanete Lemos Gilberto, Universidade Católica de Santos

A <strong>Revista Eletrônica <em>Pesquiseduca</em></strong><strong>, </strong>do Programa de Pós-Graduação <em>stricto sensu</em> em Educação da Universidade Católica de Santos, é um meio de publicação acadêmica na área da educação, no âmbito de estudos voltados, principalmente, às políticas educacionais, formação de professores, pedagogia universitária, currículo e formação, instituições escolares, educação infantil, organizando-se de acordo com os eixos temáticos das linhas do Programa. Foi criada em 2009 como publicação semestral e tem publicado ininterruptamente desde seu primeiro número, sendo que, a partir de 2017, passou a ter publicação quadrimestral. As seções da Revista acolhem artigos científicos sob forma de ensaios ou análises críticas, resenhas de livros e/ou críticas elaboradas sobre obras acadêmicas, artigos que discutem resultados de pesquisas ou que analisam experiências e processos de inovação realizados em redes de ensino e instituições educacionais. Os pontos de vista expressos na Revista são de exclusiva responsabilidade de seus autores.  Os artigos devem estar de acordo com as normas da ABNT e os trabalhos de autores estrangeiros devem adequar-se a essas normas.A Revista Eletrônica <em>Pesquiseduca</em> tem fluxo contínuo na recepção dos artigos e é de acesso livre, ou seja, não há custo para publicação ou acesso aos artigos. Recebe artigos em português, inglês, espanhol, francês e italiano e reserva-se o direito de editar o material que publica.<br />https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca

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Publicado

2021-02-06

Cómo citar

Silva, J. R. da ., & Gilberto, I. J. L. (2021). Formação docente e tecnologia: uma sinergia necessária. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 12(28), 810–820. https://doi.org/10.58422/repesq.2020.e1062