Formação docente e tecnologia: uma sinergia necessária

Autores

  • Juarez Ramos da Silva Universidade Católica de Santos
  • Irene Jeanete Lemos Gilberto Universidade Católica de Santos

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2020.e1062

Resumo

A pandemia da Covid-19 tem causado forte impacto na economia global. Cadeias de fornecimento, indústrias e mercado financeiro sentem seus efeitos, embora a amplitude destes ainda seja desconhecida. Esforços significativos têm sido feitos por governos, organizações da sociedade civil, empresas e profissionais para entender a crise, adaptar-se a ela, minimizar seus impactos e vislumbrar o que virá em seguida. Configura-se, assim, um cenário de mudanças drásticas que se reflete diretamente na educação, especificamente no que tange à incorporação das tecnologias por parte de docentes e discentes no chamado ‘ensino remoto’. Com base em estudos sobre a produção científica voltada ao contexto educacional que vivenciamos com a pandemia do Covid-19, que tem exigido dos educadores novos modos de olhar a educação e repensar o ensino e a aprendizagem, o artigo traz reflexões sobre os desafios enfrentados pelos professores para compartilhar conhecimentos teóricos e práticos e as dificuldades por eles enfrentadas. 

Palavras-chave: Educação. Tecnologias digitais. Ensino Superior. Pandemia Covid-19.

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Biografia do Autor

Juarez Ramos da Silva, Universidade Católica de Santos

Doutor em Engenharia e Tecnologia dos Materiais pela PUC RS (2012). Possui Mestrado em Engenharia (Materiais, Energia e Ambiente, pela ULBRA - Canoas - RS - 2005). MBA em Gestão Empresarial pela FGV (1999). É docente na Universidade Católica de Santos (Santos-SP) e na Universidade Santa Cecília (Santos-SP).

Irene Jeanete Lemos Gilberto, Universidade Católica de Santos

 Doutorado em Letras (USP-SP). Docente e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Santos (Santos-SP).

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Publicado

2021-02-06

Como Citar

Silva, J. R. da ., & Gilberto, I. J. L. (2021). Formação docente e tecnologia: uma sinergia necessária. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 12(28), 810–820. https://doi.org/10.58422/repesq.2020.e1062