Editorial - Dossiê temático: Pedagogia: epistemologia, saberes e práticas

Autores

  • Irene Jeanete Lemos Gilberto Universidade Católica de Santos

Palavras-chave:

Educação. Pedagogia. Pedagogia como Ciência

Resumo

Este Número Especial da Revista Eletrônica Pesquiseduca é dedicado à publicação do Dossiê Pedagogia: epistemologia, saberes e práticas, organizado por Maria Amélia do Rosário Santoro Franco, Aline Daiane Nunes Mascarenhas e Jefferson da Silva Moreira. Compreende um conjunto de artigos de pesquisadores de diferentes instituições do Ensino Superior, além de uma entrevista e uma resenha.

Biografia do Autor

Irene Jeanete Lemos Gilberto, Universidade Católica de Santos

Doutora em Letras (USP). Docente e pesquisadora no Programa de Pòs-Graduação stricto sensu em Educação. Editor chefe da Revista Eletrônica Pesquiseduca.

Referências

CELESTINO, Rafaela Soares. Pedagogia como Ciência: uma análise a partir do pensamento de Dermeval Saviani. In FRANCO, Maria Amélia Santoro; MASCARENHAS, Aline Daiane Nunes; MOREIRA, Jefferson da Silva (Orgs.). Dossiê temático: Pedagogia: epistemologia, saberes e práticas. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.31, Especial, p. 821-838, novembro 2021.

COSTA, Mônica Ferreira. Resenha do livro Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade:, de autoria de Bell Hooks. In FRANCO, Maria Amélia Santoro; MASCARENHAS, Aline Daiane Nunes; MOREIRA, Jefferson da Silva (Orgs.). Dossiê temático: Pedagogia: epistemologia, saberes e práticas. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.31, Especial, p.949-957, novembro 2021.

CRUZ, Gisele Barreto da. Pedagogia novamente em questão. In FRANCO, Maria Amélia Santoro; MASCARENHAS, Aline Daiane Nunes; MOREIRA, Jefferson da Silva (Orgs.). Dossiê temático: Pedagogia: epistemologia, saberes e práticas. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.31, Especial, p.839-856, novembro 2021.

FRANCO, Maria Amélia Santoro; MASCARENHAS, Aline Daiane Nunes; MOREIRA, Jefferson da Silva (Orgs.). Dossiê temático: Pedagogia: epistemologia, saberes e práticas. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.31, Especial, p.714-957 novembro 2021.

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro Franco. Pedagogia crítica: A radicalidade da dialética dominação-resistência. In FRANCO, Maria Amélia Santoro; MASCARENHAS, Aline Daiane Nunes; MOREIRA, Jefferson da Silva (Orgs.). Dossiê temático: Pedagogia: epistemologia, saberes e práticas. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.31, Especial, p. 726-742, novembro 2021.

LIBÂNEO, José Carlos. Diretrizes Curriculares Nacionais da Pedagogia: imprecisões teóricas e concepção estreita de formação profissional de educadores. In FRANCO, Maria Amélia Santoro; MASCARENHAS, Aline Daiane Nunes; MOREIRA, Jefferson da Silva (Orgs.). Dossiê temático: Pedagogia: epistemologia, saberes e práticas. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.31, Especial, p.743-774, novembro 2021.

MAGALHÃES, Jonas Emanuel Pinto; RAMOS, Moacyr Salles. Pedagogos em Cena: experiências compartilhadas em múltiplos espaços. In FRANCO, Maria Amélia Santoro; MASCARENHAS, Aline Daiane Nunes; MOREIRA, Jefferson da Silva (Orgs.). Dossiê temático: Pedagogia: epistemologia, saberes e práticas. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.31, Especial, p.877-901, novembro 2021.

MASCARENHAS, Aline Daiane Nunes. Pedagogia Crítica: por outras bases epistêmicas na Ciência da Educação. In FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro Franco. Pedagogia crítica: A radicalidade da dialética dominação-resistência. In FRANCO, Maria Amélia Santoro; MASCARENHAS, Aline Daiane Nunes; MOREIRA, Jefferson da Silva (Orgs.). Dossiê temático: Pedagogia: epistemologia, saberes e práticas. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.31, Especial, p. 801-820, novembro 2021.

MINEIRO, Márcia; D’ÁVILA, Cristina. Práticas pedagógicas críticas no Ensino Superior: Educação Emancipadora em curso de Bacharelado de Ciências Contábeis. In FRANCO, Maria Amélia Santoro; MASCARENHAS, Aline Daiane Nunes; MOREIRA, Jefferson da Silva (Orgs.). Dossiê temático: Pedagogia: epistemologia, saberes e práticas. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.31, Especial, p. 902-924, novembro 2021.

MOREIRA, Jefferson da Silva; PIMENTA, Selma Garrido. Pedagogia e pedagogos entre insistências e resistências: entrevista realizada com a Prof.ª Dr.ª Selma Garrido Pimenta. In FRANCO, Maria Amélia Santoro; MASCARENHAS, Aline Daiane Nunes; MOREIRA, Jefferson da Silva (Orgs.). Dossiê temático: Pedagogia: epistemologia, saberes e práticas. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.31, Especial, p.925-948, novembro 2021.

MOREIRA, Jefferson da Silva; PINTO, Umberto de Andrade. A (in)visibilidade do debate epistemológico sobre a Pedagogia no interior do próprio curso: um estudo em universidades públicas do estado da Bahia. In FRANCO, Maria Amélia Santoro; MASCARENHAS, Aline Daiane Nunes; MOREIRA, Jefferson da Silva (Orgs.). Dossiê temático: Pedagogia: epistemologia, saberes e práticas. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.31, Especial, p. 775-800, novembro 2021.

SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima; MELO, Simony Freitas de. A Pedagogia como Campo Epistêmico, Curso e Profissão: indicativos para pensar o trabalho do/a pedagogo/a jurídico. In FRANCO, Maria Amélia Santoro; MASCARENHAS, Aline Daiane Nunes; MOREIRA, Jefferson da Silva (Orgs.). Dossiê temático: Pedagogia: epistemologia, saberes e práticas. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.31, Especial, p.857-876, novembro 2021.

Downloads

Publicado

2021-11-14