Editorial - Dossiê temático: Pedagogia: epistemologia, saberes e práticas
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1216Palabras clave:
Educação. Pedagogia. Pedagogia como CiênciaResumen
Este Número Especial da Revista Eletrônica Pesquiseduca é dedicado à publicação do Dossiê Pedagogia: epistemologia, saberes e práticas, organizado por Maria Amélia do Rosário Santoro Franco, Aline Daiane Nunes Mascarenhas e Jefferson da Silva Moreira. Compreende um conjunto de artigos de pesquisadores de diferentes instituições do Ensino Superior, além de uma entrevista e uma resenha.
Citas
CELESTINO, Rafaela Soares. Pedagogia como Ciência: uma análise a partir do pensamento de Dermeval Saviani. In FRANCO, Maria Amélia Santoro; MASCARENHAS, Aline Daiane Nunes; MOREIRA, Jefferson da Silva (Orgs.). Dossiê temático: Pedagogia: epistemologia, saberes e práticas. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.31, Especial, p. 821-838, novembro 2021.
COSTA, Mônica Ferreira. Resenha do livro Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade:, de autoria de Bell Hooks. In FRANCO, Maria Amélia Santoro; MASCARENHAS, Aline Daiane Nunes; MOREIRA, Jefferson da Silva (Orgs.). Dossiê temático: Pedagogia: epistemologia, saberes e práticas. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.31, Especial, p.949-957, novembro 2021.
CRUZ, Gisele Barreto da. Pedagogia novamente em questão. In FRANCO, Maria Amélia Santoro; MASCARENHAS, Aline Daiane Nunes; MOREIRA, Jefferson da Silva (Orgs.). Dossiê temático: Pedagogia: epistemologia, saberes e práticas. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.31, Especial, p.839-856, novembro 2021.
FRANCO, Maria Amélia Santoro; MASCARENHAS, Aline Daiane Nunes; MOREIRA, Jefferson da Silva (Orgs.). Dossiê temático: Pedagogia: epistemologia, saberes e práticas. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.31, Especial, p.714-957 novembro 2021.
FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro Franco. Pedagogia crítica: A radicalidade da dialética dominação-resistência. In FRANCO, Maria Amélia Santoro; MASCARENHAS, Aline Daiane Nunes; MOREIRA, Jefferson da Silva (Orgs.). Dossiê temático: Pedagogia: epistemologia, saberes e práticas. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.31, Especial, p. 726-742, novembro 2021.
LIBÂNEO, José Carlos. Diretrizes Curriculares Nacionais da Pedagogia: imprecisões teóricas e concepção estreita de formação profissional de educadores. In FRANCO, Maria Amélia Santoro; MASCARENHAS, Aline Daiane Nunes; MOREIRA, Jefferson da Silva (Orgs.). Dossiê temático: Pedagogia: epistemologia, saberes e práticas. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.31, Especial, p.743-774, novembro 2021.
MAGALHÃES, Jonas Emanuel Pinto; RAMOS, Moacyr Salles. Pedagogos em Cena: experiências compartilhadas em múltiplos espaços. In FRANCO, Maria Amélia Santoro; MASCARENHAS, Aline Daiane Nunes; MOREIRA, Jefferson da Silva (Orgs.). Dossiê temático: Pedagogia: epistemologia, saberes e práticas. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.31, Especial, p.877-901, novembro 2021.
MASCARENHAS, Aline Daiane Nunes. Pedagogia Crítica: por outras bases epistêmicas na Ciência da Educação. In FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro Franco. Pedagogia crítica: A radicalidade da dialética dominação-resistência. In FRANCO, Maria Amélia Santoro; MASCARENHAS, Aline Daiane Nunes; MOREIRA, Jefferson da Silva (Orgs.). Dossiê temático: Pedagogia: epistemologia, saberes e práticas. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.31, Especial, p. 801-820, novembro 2021.
MINEIRO, Márcia; D’ÁVILA, Cristina. Práticas pedagógicas críticas no Ensino Superior: Educação Emancipadora em curso de Bacharelado de Ciências Contábeis. In FRANCO, Maria Amélia Santoro; MASCARENHAS, Aline Daiane Nunes; MOREIRA, Jefferson da Silva (Orgs.). Dossiê temático: Pedagogia: epistemologia, saberes e práticas. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.31, Especial, p. 902-924, novembro 2021.
MOREIRA, Jefferson da Silva; PIMENTA, Selma Garrido. Pedagogia e pedagogos entre insistências e resistências: entrevista realizada com a Prof.ª Dr.ª Selma Garrido Pimenta. In FRANCO, Maria Amélia Santoro; MASCARENHAS, Aline Daiane Nunes; MOREIRA, Jefferson da Silva (Orgs.). Dossiê temático: Pedagogia: epistemologia, saberes e práticas. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.31, Especial, p.925-948, novembro 2021.
MOREIRA, Jefferson da Silva; PINTO, Umberto de Andrade. A (in)visibilidade do debate epistemológico sobre a Pedagogia no interior do próprio curso: um estudo em universidades públicas do estado da Bahia. In FRANCO, Maria Amélia Santoro; MASCARENHAS, Aline Daiane Nunes; MOREIRA, Jefferson da Silva (Orgs.). Dossiê temático: Pedagogia: epistemologia, saberes e práticas. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.31, Especial, p. 775-800, novembro 2021.
SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima; MELO, Simony Freitas de. A Pedagogia como Campo Epistêmico, Curso e Profissão: indicativos para pensar o trabalho do/a pedagogo/a jurídico. In FRANCO, Maria Amélia Santoro; MASCARENHAS, Aline Daiane Nunes; MOREIRA, Jefferson da Silva (Orgs.). Dossiê temático: Pedagogia: epistemologia, saberes e práticas. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.31, Especial, p.857-876, novembro 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.