Editorial - Dossiê temático: Pedagogia: epistemologia, saberes e práticas

Autores/as

  • Irene Jeanete Lemos Gilberto Universidade Católica de Santos

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1216

Palabras clave:

Educação. Pedagogia. Pedagogia como Ciência

Resumen

Este Número Especial da Revista Eletrônica Pesquiseduca é dedicado à publicação do Dossiê Pedagogia: epistemologia, saberes e práticas, organizado por Maria Amélia do Rosário Santoro Franco, Aline Daiane Nunes Mascarenhas e Jefferson da Silva Moreira. Compreende um conjunto de artigos de pesquisadores de diferentes instituições do Ensino Superior, além de uma entrevista e uma resenha.

Biografía del autor/a

Irene Jeanete Lemos Gilberto, Universidade Católica de Santos

A <strong>Revista Eletrônica <em>Pesquiseduca</em></strong><strong>, </strong>do Programa de Pós-Graduação <em>stricto sensu</em> em Educação da Universidade Católica de Santos, é um meio de publicação acadêmica na área da educação, no âmbito de estudos voltados, principalmente, às políticas educacionais, formação de professores, pedagogia universitária, currículo e formação, instituições escolares, educação infantil, organizando-se de acordo com os eixos temáticos das linhas do Programa. Foi criada em 2009 como publicação semestral e tem publicado ininterruptamente desde seu primeiro número, sendo que, a partir de 2017, passou a ter publicação quadrimestral. As seções da Revista acolhem artigos científicos sob forma de ensaios ou análises críticas, resenhas de livros e/ou críticas elaboradas sobre obras acadêmicas, artigos que discutem resultados de pesquisas ou que analisam experiências e processos de inovação realizados em redes de ensino e instituições educacionais. Os pontos de vista expressos na Revista são de exclusiva responsabilidade de seus autores.  Os artigos devem estar de acordo com as normas da ABNT e os trabalhos de autores estrangeiros devem adequar-se a essas normas.A Revista Eletrônica <em>Pesquiseduca</em> tem fluxo contínuo na recepção dos artigos e é de acesso livre, ou seja, não há custo para publicação ou acesso aos artigos. Recebe artigos em português, inglês, espanhol, francês e italiano e reserva-se o direito de editar o material que publica.<br />https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca

Citas

CELESTINO, Rafaela Soares. Pedagogia como Ciência: uma análise a partir do pensamento de Dermeval Saviani. In FRANCO, Maria Amélia Santoro; MASCARENHAS, Aline Daiane Nunes; MOREIRA, Jefferson da Silva (Orgs.). Dossiê temático: Pedagogia: epistemologia, saberes e práticas. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.31, Especial, p. 821-838, novembro 2021.

COSTA, Mônica Ferreira. Resenha do livro Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade:, de autoria de Bell Hooks. In FRANCO, Maria Amélia Santoro; MASCARENHAS, Aline Daiane Nunes; MOREIRA, Jefferson da Silva (Orgs.). Dossiê temático: Pedagogia: epistemologia, saberes e práticas. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.31, Especial, p.949-957, novembro 2021.

CRUZ, Gisele Barreto da. Pedagogia novamente em questão. In FRANCO, Maria Amélia Santoro; MASCARENHAS, Aline Daiane Nunes; MOREIRA, Jefferson da Silva (Orgs.). Dossiê temático: Pedagogia: epistemologia, saberes e práticas. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.31, Especial, p.839-856, novembro 2021.

FRANCO, Maria Amélia Santoro; MASCARENHAS, Aline Daiane Nunes; MOREIRA, Jefferson da Silva (Orgs.). Dossiê temático: Pedagogia: epistemologia, saberes e práticas. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.31, Especial, p.714-957 novembro 2021.

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro Franco. Pedagogia crítica: A radicalidade da dialética dominação-resistência. In FRANCO, Maria Amélia Santoro; MASCARENHAS, Aline Daiane Nunes; MOREIRA, Jefferson da Silva (Orgs.). Dossiê temático: Pedagogia: epistemologia, saberes e práticas. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.31, Especial, p. 726-742, novembro 2021.

LIBÂNEO, José Carlos. Diretrizes Curriculares Nacionais da Pedagogia: imprecisões teóricas e concepção estreita de formação profissional de educadores. In FRANCO, Maria Amélia Santoro; MASCARENHAS, Aline Daiane Nunes; MOREIRA, Jefferson da Silva (Orgs.). Dossiê temático: Pedagogia: epistemologia, saberes e práticas. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.31, Especial, p.743-774, novembro 2021.

MAGALHÃES, Jonas Emanuel Pinto; RAMOS, Moacyr Salles. Pedagogos em Cena: experiências compartilhadas em múltiplos espaços. In FRANCO, Maria Amélia Santoro; MASCARENHAS, Aline Daiane Nunes; MOREIRA, Jefferson da Silva (Orgs.). Dossiê temático: Pedagogia: epistemologia, saberes e práticas. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.31, Especial, p.877-901, novembro 2021.

MASCARENHAS, Aline Daiane Nunes. Pedagogia Crítica: por outras bases epistêmicas na Ciência da Educação. In FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro Franco. Pedagogia crítica: A radicalidade da dialética dominação-resistência. In FRANCO, Maria Amélia Santoro; MASCARENHAS, Aline Daiane Nunes; MOREIRA, Jefferson da Silva (Orgs.). Dossiê temático: Pedagogia: epistemologia, saberes e práticas. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.31, Especial, p. 801-820, novembro 2021.

MINEIRO, Márcia; D’ÁVILA, Cristina. Práticas pedagógicas críticas no Ensino Superior: Educação Emancipadora em curso de Bacharelado de Ciências Contábeis. In FRANCO, Maria Amélia Santoro; MASCARENHAS, Aline Daiane Nunes; MOREIRA, Jefferson da Silva (Orgs.). Dossiê temático: Pedagogia: epistemologia, saberes e práticas. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.31, Especial, p. 902-924, novembro 2021.

MOREIRA, Jefferson da Silva; PIMENTA, Selma Garrido. Pedagogia e pedagogos entre insistências e resistências: entrevista realizada com a Prof.ª Dr.ª Selma Garrido Pimenta. In FRANCO, Maria Amélia Santoro; MASCARENHAS, Aline Daiane Nunes; MOREIRA, Jefferson da Silva (Orgs.). Dossiê temático: Pedagogia: epistemologia, saberes e práticas. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.31, Especial, p.925-948, novembro 2021.

MOREIRA, Jefferson da Silva; PINTO, Umberto de Andrade. A (in)visibilidade do debate epistemológico sobre a Pedagogia no interior do próprio curso: um estudo em universidades públicas do estado da Bahia. In FRANCO, Maria Amélia Santoro; MASCARENHAS, Aline Daiane Nunes; MOREIRA, Jefferson da Silva (Orgs.). Dossiê temático: Pedagogia: epistemologia, saberes e práticas. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.31, Especial, p. 775-800, novembro 2021.

SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima; MELO, Simony Freitas de. A Pedagogia como Campo Epistêmico, Curso e Profissão: indicativos para pensar o trabalho do/a pedagogo/a jurídico. In FRANCO, Maria Amélia Santoro; MASCARENHAS, Aline Daiane Nunes; MOREIRA, Jefferson da Silva (Orgs.). Dossiê temático: Pedagogia: epistemologia, saberes e práticas. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.31, Especial, p.857-876, novembro 2021.

Publicado

2021-11-14

Cómo citar

Gilberto, I. J. L. (2021). Editorial - Dossiê temático: Pedagogia: epistemologia, saberes e práticas. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 13(31), p.714– 719. https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1216