Formação docente e práticas educacionais em espaços pedagógicos de formação
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1243Palavras-chave:
Educação. Formação de Professores. Profissionalidade docente. Aprendizagem da docência. Políticas educacionais.Resumo
Este número da Revista Eletrônica Pesquiseduca apresenta à comunidade científica, na interface entre as políticas educacionais e as práticas educativas, artigos de pesquisadores de diferentes instituições brasileiras com objetivo de socializar o conhecimento acadêmico produzido, seja para induzir a produção de novos conhecimentos, seja com a finalidade de construção de um conjunto teórico sobre o campo do conhecimento. As temáticas dos artigos centram-se nos processos de aprender a ensinar e de ser professor, inerentes ao desenvolvimento profissional docente. Inserem-se, também, nas categorias de educar e formar, analisando aspectos da construção dos sujeitos sociais nos espaços intersubjetivos de formação.
Referências
Referências
CANÁRIO, Rui. O professor entre a reforma e a inovação. In: SILVA Jr., C.A; BICUDO, M.A.V.(orgs). Formação do educador e avaliação educacional. São Paulo: EDUNESP, 1999.
ALMEIDA, Paula; IAHNKE, Silvana Letícia Pires. Lei 13.415, BNCC do Ensino Médio e o Instituto Federal Sul-Rio-Grandense: desafios na implementação. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.32, p. 1220-1242, set.-dez. 2021.
BORGES, Carlos Nazareno Ferreira; GOMES, Maria Rosilene Maués. Significados de práticas pedagógicas de professores substitutos. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.32, p. 1054-1080, set.-dez. 2021.
EVANGELISTA, Vítor de Morais Alves; LEPRE, Rita Melissa. Games e valores sociomorais: possibilidade de prevenção nas redes sociais. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.32, p. 983-999, set.-dez. 2021.
FELIPPE, Jonis Manhães Sales; SODRÉ, Maressa Costa Pereira. Abordagem do preconceito linguístico em projetos pedagógicos de cursos de Licenciatura em Letras das instituições federais do Rio de Janeiro. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.32, p. 1176-1198, set.-dez. 2021.
KRUG, Hugo Norberto; KRUG, Marilia de Rosso; KRUG, Rodrigo de Rosso. Vozes e memórias no/do cotidiano escolar: o acolhimento dos professores de Educação Física iniciantes na Educação Básica. Rev. Eletrônica Pesquiseduca Santos, V.13, N.32, p. 1120-1140, set.-dez. 2021.
LEITE, Argilena Cardoso Amaral; MANSILLA, Débora Eriléia Pedrotti. Contribuições do estado da arte para abordagem da alimentação saudável no ensino de Biologia. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.32, p. 1283-1299, set.-dez. 2021.
LIMA, Willams dos Santos Rodrigues; VIANA, Maria Aparecida Pereira. Vida docente: a formação continuada de Professores na educação básica. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.32, p. 1081-1104, set.-dez. 2021
MACHADO, Laeda Bezerra; DANTAS, Alanna Tuylla. Ser professor nas representações sociais de docentes da Educação Infantil. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.32, p. 1018-1037,set.-dez. 2021
MIRANDA, Bruna Rodrigues Cardoso. COSTA LINS, Maria Judith Sucupira da. Necessidades e motivações na construção da hierarquia de valores na formação da pessoa. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.32, p. 969-982, set.-dez. 2021.
OLIVEIRA, Iuri Ozires Sobreira de; SILVA, João Carlos Sedraz; VASCONCELOS, Gibran Medeiros Chaves de. Educação musical e autorregulação da aprendizagem: uma revisão sistemática. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.32, p. 12100-12116, set.-dez. 2021.
OLIVEIRA, Jonise Marques de; CERQUEIRA, Lenicy Lucas de Miranda. Abordagem CTS no ensino de Ciências: um estudo a partir de Teses e Dissertações. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.32,p. 1262- 1282, set.-dez. 2021.
PRADO, Beatriz Martins dos Santos; GOMES, Marineide de Oliveira. Programa de Residência Pedagógica/CAPES: uma boa ideia pedagógica? Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.32, p. 1243-1261, set.-dez. 2021.
RIBEIRO, Poliana Hreczynski; YAEGASHI, Solange Franci Raimundo; FRANCISCO, Marcos Vinicius. Análise de Teses e Dissertações sobre a Educação Estética na Formação Continuada de/das professores/as na Educação Infantil. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.32, p. 1157-1175, set.-dez. 2021.
RUIZ, Roseli da Silva Cordeiro; SILCA, Maria de Lourdes Ramos da; SILVA JÚNIOR, Jonas Alves da. A identidade do professor no contexto das avaliações em um período de pandemia. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.32, p. 1141-1156, set.-dez. 2021.
SANTOS, Marcileni dos; SPANHOL, Fernando José; MARCELINO, Roderval. Positive and negative impacts of digital technologies on Education and teacher role. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.32, p. 1038-1053, set.-dez. 2021.
SILVA, Celi Langhi;Renan Antonio da; PETEROSSI, Helena Gemignani; CORDERO, Denilson de Sousa. Transposição didática na Educação Corporativa a distância. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.32, p. 1105-1119, set.-dez. 2021.
TREZZI, Clóvis Pode-se falar de amor na escola? La Salle e a pedagogia da infância. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.32, p. 1000-1017, set.-dez. 2021.
VIEIRA, Maurício Aires; LIMA JÚNIOR, Agnaldo Mesquita de; FERREIRA, Ruhena Kelber Abrão. Um olhar sobre a experiência da gestão do Programa Mais Educação como possibilidade futura para delineamento de novos projetos de educação integral no Brasil. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.32, p. 1199-1219, set.-dez. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.