Políticas de educação, internacionalização e formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2020.e1061Resumo
Neste número da Revista Eletrônica Pesquiseduca, do Programa de Educação da Universidade Católica de Santos, estão publicados os artigos de pesquisadores brasileiros e internacionais que abordam questões voltadas aos impactos das políticas científicas no setor educacional, à produção científica na construção do diálogo rumo à internacionalização, ao direito à educação e a garantia constitucional por meio da judicialização, além da formação inicial e as dificuldades enfrentadas pelos professores no início da docência, a educação integral, a educação infantil durante a pandemia. São artigos que refletem o complexo cenário educacional que vivemos no Brasil e fora dele, no qual estão postos, aos professores e às instituições, os desafios para promoção de uma formação que se paute pela reflexão crítica e pelo desenvolvimento do protagonismo de seus atores.
Referências
BARBOSA, José Márcio Silva; PONTELO, Denise Aparecida dos Santos; MARTINS, Geovana Ferreira. O Projeto de Extensão Comunitária na formação inicial de professores em Pedagogia. Rev.Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.12, N. 28, set.-dez. 2020, p. 534-554.
BEM, Geralda Maria de; SILVA, Cícero Nilton Moreira da. Algumas reflexões de infância no e do campo. Rev.Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.12, N. 28, set.-dez. 2020, p. 718-730.
BERNARDO, Patrícia da Piedade. A matemática no Ensino Médio: o conhecimento construído na escola e as avaliações externas como indicador de proficiência. Rev.Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.12, N. 28, set.-dez. 2020, p. 731-752.
CASTRO, Letícia Oliveira; HERNECK, Heloisa Raimunda; MONTEIRO, Cíntia Castro. Experiência, negociação e fé: redes que compõem o cotidiano com a escola. Rev.Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.12, N. 28, set.-dez. 2020, p. 821-837.
DALARMI, Joelma de Souza Nogueira; SAMBUGARI, Márcia Regina do Nascimento. Percursos de vida e de formação de professores de Educação Física e as influências na constituição da docência. Rev.Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.12, N. 28, set.-dez. 2020, p. 682-700.
DÍAZ, José Antonio Ramírez. Acción de estado y gestión del cambio en las Políticas de Ciencia y Educación en México. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.12, N. 28, set.-dez. 2020, p. 469-488.
FELÍCIO, Helena Maria dos Santos. Formação de professores em Brasil e Portugal: revisão de literatura na perspectiva do diálogo luso-brasileiro. Rev.Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.12, N. 28, set.-dez. 2020, p. 489-505.
GEMENTE, Flórence Rosana Faganello; SILVA, Ana Paula Salles da; MATTHIESEN, Sara Quenzer. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: desafios e possibilidades para a inserção na Educação Física escolar. Rev.Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.12, N. 28, set.-dez. 2020, p. 570-586
GRIMM, Euzeni Pedroso; GONÇALVES, Lina Maria. Tempo integral e educação integral: desafios na aproximação entre paradigma teórico e a prática pedagógica. Rev.Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.12, N. 28, set.-dez. 2020, p. 604-627.
KADOOKA, Aline; LEPRE, Rita Melissa; EVANGELISTA, Vítor de Morais Alves. Relações entre estilos parentais e juízo moral de adolescentes. Rev.Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.12, N. 28, set.-dez. 2020, p.648-663.
KRUG, Hugo Norberto; KRUG, Marilia de Rosso; KRUG, Rodrigo de Rosso. A fase de entrada na carreira docente nas percepções de professores de Educação Física iniciantes na Educação Básica: que momento é este? Rev.Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.12, N. 28, set.-dez. 2020, p 587-603.
MACHADO, Laeda Bezerra; MENDES, Mayara Correa da Silva. Escola Sem Partido (ESP): indicativos de representações sociais de professores. Rev.Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.12, N. 28, set.-dez. 2020, p. 664-681.
MENDONÇA, Carla Andréa Sampaio. Apropriações conceituais bourdieusianas no ensino de ciência para alunos surdos. Rev.Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.12, N. 28, set.-dez. 2020, p. 796-809.
MOREIRA, Marly Saba. Resenha do livro: PEDROSO, C.C.A; DOMINGUES, J.; FUSARI, J. C; GOMES, M. de O.; PIMENTA, S. G.; PINTO, U. de A.; BELLETATI, V. C. F. (Orgs.). Curso de Pedagogia. Inovações na formação de professores polivalentes. 1 ed. São Paulo: Cortez, 2019, 200p. Rev.Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.12, N. 28, set.-dez. 2020, p. 838-842.
PINTO, Heloísa Fonseca; CADETE, Matilde Meire Miranda. Laboratório de aprendizagem colaborativa: análise da implementação de uma experiência no Ensino Médio. Rev.Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.12, N. 28, set.-dez. 2020, p. 753-780.
SANTAIANA, Rochele da Silva; SILVA, Veronice Camargo da. Educação integral e tempo integral: a constituição de uma subjetividade preventiva. Rev.Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.12, N. 28, set.-dez. 2020, p. 519-533.
SIQUEIRA, Yamilia de Paula; DIAS, Ione Aparecida Duarte Santos; AMORIM, Cleyde Rodrigues. Formação em Educação das Relações Étnico-Raciais: dialogando sobre práticas educativas. Rev.Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.12, N. 28, set.-dez. 2020, p. 628-647.
SILVA, Eduardo Cristiano Hass da; FIGUEIREDO, Milene Moraes de; SILVA, Bárbara Virgínia Groff da. O ensino comercial e agrícola no Brasil a partir da vinda da família real portuguesa. Rev.Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.12, N. 28, set.-dez. 2020, p. 701-717.
SILVA, Juarez Ramos da; GILBERTO, Irene Jeanete Lemos Gilberto. Formação Docente e Tecnologia: uma sinergia necessária. Rev.Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.12, N. 28, set.-dez. 2020, p. 810-820.
SODRÉ, Mariza; SANTOS, Georgianna Silva dos; ALVES-OLIVEIRA, Maria de Fátima. Atividades diversificadas em um curso de extensão para professores em educação inclusiva. Rev.Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.12, N. 28, set.-dez. 2020, p. 781-795.
SONCIN, Angela Carolina; VIANA, Daniel Augusto; SILVEIRA, Sebastião Sérgio. A garantia constitucional à Educação por meio da judicialização. Rev.Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.12, N. 28, set.-dez. 2020, p. 506-518.
SUCUPIRA DA COSTA LINS, Maria Judith. Limites e Possibilidades da Aprendizagem de Crianças na Pandemia. Rev.Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.12, N. 28, set.-dez. 2020, p. 555-569.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.