Políticas de educação, internacionalização e formação de professores

Autores

  • Irene Jeanete Lemos Gilberto Universidade Católica de Santos

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2020.e1061

Resumo

Neste número da Revista Eletrônica Pesquiseduca, do Programa de Educação da Universidade Católica de Santos,  estão publicados os artigos de pesquisadores brasileiros e internacionais que abordam questões voltadas aos impactos das políticas científicas no setor educacional, à produção científica na construção do diálogo rumo à internacionalização, ao direito à educação e a garantia constitucional por meio da judicialização, além da formação inicial e as dificuldades enfrentadas pelos professores no início da docência, a educação integral, a educação infantil durante a pandemia. São artigos que refletem o complexo cenário educacional que vivemos no Brasil e fora dele, no qual estão postos, aos professores e às instituições, os desafios para promoção de uma formação que se paute pela reflexão crítica e pelo desenvolvimento do protagonismo de seus atores.

Biografia do Autor

Irene Jeanete Lemos Gilberto, Universidade Católica de Santos

Doutorado em Letras (USP-SP), docente e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Santos

Referências

BARBOSA, José Márcio Silva; PONTELO, Denise Aparecida dos Santos; MARTINS, Geovana Ferreira. O Projeto de Extensão Comunitária na formação inicial de professores em Pedagogia. Rev.Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.12, N. 28, set.-dez. 2020, p. 534-554.

BEM, Geralda Maria de; SILVA, Cícero Nilton Moreira da. Algumas reflexões de infância no e do campo. Rev.Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.12, N. 28, set.-dez. 2020, p. 718-730.

BERNARDO, Patrícia da Piedade. A matemática no Ensino Médio: o conhecimento construído na escola e as avaliações externas como indicador de proficiência. Rev.Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.12, N. 28, set.-dez. 2020, p. 731-752.

CASTRO, Letícia Oliveira; HERNECK, Heloisa Raimunda; MONTEIRO, Cíntia Castro. Experiência, negociação e fé: redes que compõem o cotidiano com a escola. Rev.Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.12, N. 28, set.-dez. 2020, p. 821-837.

DALARMI, Joelma de Souza Nogueira; SAMBUGARI, Márcia Regina do Nascimento. Percursos de vida e de formação de professores de Educação Física e as influências na constituição da docência. Rev.Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.12, N. 28, set.-dez. 2020, p. 682-700.

DÍAZ, José Antonio Ramírez. Acción de estado y gestión del cambio en las Políticas de Ciencia y Educación en México. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.12, N. 28, set.-dez. 2020, p. 469-488.

FELÍCIO, Helena Maria dos Santos. Formação de professores em Brasil e Portugal: revisão de literatura na perspectiva do diálogo luso-brasileiro. Rev.Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.12, N. 28, set.-dez. 2020, p. 489-505.

GEMENTE, Flórence Rosana Faganello; SILVA, Ana Paula Salles da; MATTHIESEN, Sara Quenzer. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: desafios e possibilidades para a inserção na Educação Física escolar. Rev.Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.12, N. 28, set.-dez. 2020, p. 570-586

GRIMM, Euzeni Pedroso; GONÇALVES, Lina Maria. Tempo integral e educação integral: desafios na aproximação entre paradigma teórico e a prática pedagógica. Rev.Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.12, N. 28, set.-dez. 2020, p. 604-627.

KADOOKA, Aline; LEPRE, Rita Melissa; EVANGELISTA, Vítor de Morais Alves. Relações entre estilos parentais e juízo moral de adolescentes. Rev.Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.12, N. 28, set.-dez. 2020, p.648-663.

KRUG, Hugo Norberto; KRUG, Marilia de Rosso; KRUG, Rodrigo de Rosso. A fase de entrada na carreira docente nas percepções de professores de Educação Física iniciantes na Educação Básica: que momento é este? Rev.Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.12, N. 28, set.-dez. 2020, p 587-603.

MACHADO, Laeda Bezerra; MENDES, Mayara Correa da Silva. Escola Sem Partido (ESP): indicativos de representações sociais de professores. Rev.Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.12, N. 28, set.-dez. 2020, p. 664-681.

MENDONÇA, Carla Andréa Sampaio. Apropriações conceituais bourdieusianas no ensino de ciência para alunos surdos. Rev.Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.12, N. 28, set.-dez. 2020, p. 796-809.

MOREIRA, Marly Saba. Resenha do livro: PEDROSO, C.C.A; DOMINGUES, J.; FUSARI, J. C; GOMES, M. de O.; PIMENTA, S. G.; PINTO, U. de A.; BELLETATI, V. C. F. (Orgs.). Curso de Pedagogia. Inovações na formação de professores polivalentes. 1 ed. São Paulo: Cortez, 2019, 200p. Rev.Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.12, N. 28, set.-dez. 2020, p. 838-842.

PINTO, Heloísa Fonseca; CADETE, Matilde Meire Miranda. Laboratório de aprendizagem colaborativa: análise da implementação de uma experiência no Ensino Médio. Rev.Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.12, N. 28, set.-dez. 2020, p. 753-780.

SANTAIANA, Rochele da Silva; SILVA, Veronice Camargo da. Educação integral e tempo integral: a constituição de uma subjetividade preventiva. Rev.Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.12, N. 28, set.-dez. 2020, p. 519-533.

SIQUEIRA, Yamilia de Paula; DIAS, Ione Aparecida Duarte Santos; AMORIM, Cleyde Rodrigues. Formação em Educação das Relações Étnico-Raciais: dialogando sobre práticas educativas. Rev.Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.12, N. 28, set.-dez. 2020, p. 628-647.

SILVA, Eduardo Cristiano Hass da; FIGUEIREDO, Milene Moraes de; SILVA, Bárbara Virgínia Groff da. O ensino comercial e agrícola no Brasil a partir da vinda da família real portuguesa. Rev.Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.12, N. 28, set.-dez. 2020, p. 701-717.

SILVA, Juarez Ramos da; GILBERTO, Irene Jeanete Lemos Gilberto. Formação Docente e Tecnologia: uma sinergia necessária. Rev.Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.12, N. 28, set.-dez. 2020, p. 810-820.

SODRÉ, Mariza; SANTOS, Georgianna Silva dos; ALVES-OLIVEIRA, Maria de Fátima. Atividades diversificadas em um curso de extensão para professores em educação inclusiva. Rev.Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.12, N. 28, set.-dez. 2020, p. 781-795.

SONCIN, Angela Carolina; VIANA, Daniel Augusto; SILVEIRA, Sebastião Sérgio. A garantia constitucional à Educação por meio da judicialização. Rev.Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.12, N. 28, set.-dez. 2020, p. 506-518.

SUCUPIRA DA COSTA LINS, Maria Judith. Limites e Possibilidades da Aprendizagem de Crianças na Pandemia. Rev.Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.12, N. 28, set.-dez. 2020, p. 555-569.

Downloads

Publicado

2021-02-06

Como Citar

Gilberto, I. J. L. (2021). Políticas de educação, internacionalização e formação de professores. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 12(28), 459–468. https://doi.org/10.58422/repesq.2020.e1061