A formação inicial com a utilização de tecnologias: um novo cenário de aprendizagem?

Autores

  • Renato Fares Khalil Universidade Católica de Santos
  • Irene Jeanete Lemos Gilberto Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação stricto sensu em Educação

Palavras-chave:

educação superior, tecnologias e educação, prática docente, formação de professores

Resumo

No cenário da educação superior, o processo de ensino e aprendizagem está vinculado à formação permanente dos professores, o que envolve não apenas aplicação de métodos de ensino, mas, principalmente, compromisso com os estudantes, no sentido de estimulá-los ao desenvolvimento da autonomia e das relações interpessoais. O trabalho traz resultados de pesquisa realizada com professores do ensino superior que atuam na área de engenharia e que teve por objetivo compreender o modo como os docentes pesquisados trabalhavam pedagogicamente com as tecnologias.  Os resultados apontaram dissonâncias em relação aos processos de aprendizagem dos estudantes universitários na utilização das tecnologias necessárias à formação e à aprendizagem interativa e colaborativa.  As conclusões mostraram que o paradigma educacional que incorpora o conhecimento e a utilização das tecnologias para a aprendizagem significativa ainda não atende às demandas de processos de formação que promovam a produção de conhecimento, a socialização dos saberes e que contribuam para a compreensão da aula como um espaço interativo e colaborativo.

Palavras-chave: Formação inicial. Tecnologias. Ensino Superior.

Biografia do Autor

Renato Fares Khalil, Universidade Católica de Santos

Engenheiro. Mestre em Educação oela Universidade Católica de Santos. Professor no Curso de Engenharia da Universidade Católica de Santos

Irene Jeanete Lemos Gilberto, Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação stricto sensu em Educação

Doutora em Letras (USP). Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Educação

Downloads

Publicado

2014-07-21

Como Citar

Khalil, R. F., & Gilberto, I. J. L. (2014). A formação inicial com a utilização de tecnologias: um novo cenário de aprendizagem?. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 5(10), 310–322. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/389