A formação inicial com a utilização de tecnologias: um novo cenário de aprendizagem?
Palavras-chave:
educação superior, tecnologias e educação, prática docente, formação de professoresResumo
No cenário da educação superior, o processo de ensino e aprendizagem está vinculado à formação permanente dos professores, o que envolve não apenas aplicação de métodos de ensino, mas, principalmente, compromisso com os estudantes, no sentido de estimulá-los ao desenvolvimento da autonomia e das relações interpessoais. O trabalho traz resultados de pesquisa realizada com professores do ensino superior que atuam na área de engenharia e que teve por objetivo compreender o modo como os docentes pesquisados trabalhavam pedagogicamente com as tecnologias. Os resultados apontaram dissonâncias em relação aos processos de aprendizagem dos estudantes universitários na utilização das tecnologias necessárias à formação e à aprendizagem interativa e colaborativa. As conclusões mostraram que o paradigma educacional que incorpora o conhecimento e a utilização das tecnologias para a aprendizagem significativa ainda não atende às demandas de processos de formação que promovam a produção de conhecimento, a socialização dos saberes e que contribuam para a compreensão da aula como um espaço interativo e colaborativo.
Palavras-chave: Formação inicial. Tecnologias. Ensino Superior.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.