O uso de células-tronco embrionárias em pesquisas na opinião de estudantes universitários

Autores/as

  • Valter Carabetta Júnior Universidade de Santo Amaro
  • Cintia Leci Rodrigues Universidade Santo Amaro

Palabras clave:

Células-Tronco Embrionárias, Pesquisa Científica, Educação Superior, Pesquisa Qualitativa, Educação Científica.

Resumen

Este trabalho é resultado de uma pesquisa qualitativa realizada com estudantes universitários do último ano de graduação das áreas de Ciências Biológicas, Exatas e Humanas com objetivo de analisar, por meio de questionário, suas opiniões sobre se a instrumentalização do embrião humano encontra, ou não, respaldo na intangibilidade científica. Para análise das respostas elaboramos algumas categorias que nos auxiliaram na ordenação e compreensão dos diferentes momentos que compuseram o quadro pesquisado. Como resultado, constatamos que, embora os estudantes validassem a importância da ciência para a sociedade, a maioria foi contrária ao uso de células-tronco embrionárias em pesquisas científicas.

Palavras-chave: Células-Tronco Embrionárias. Pesquisa Científica. Educação Superior. Pesquisa Qualitativa. Educação Científica.

Biografía del autor/a

Valter Carabetta Júnior, Universidade de Santo Amaro

Pós-Doutorado em Psicologia da Educação - PUCSP; Doutorado em Educação - FEUSP (Área de Concentração Psicologia da Educação). Mestrado em Educação - FEUSP (Área de Concentração: História e Filosofia da Educação). Atua como docente no curso de Ciências Biológicas, Humanas e da Saúde. Professor em Programas de Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu. Coordenador Adjunto de Ciências Básicas

Cintia Leci Rodrigues, Universidade Santo Amaro

Mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2010). Coordenadora do Ciclo Básico do Curso de Medicina da Universidade Santo Amaro.

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Publicado

2021-09-13

Cómo citar

Carabetta Júnior, V., & Rodrigues, C. L. (2021). O uso de células-tronco embrionárias em pesquisas na opinião de estudantes universitários. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 13(30), 696–713. ecuperado a partir de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1110