Reflexões sobre a aplicabilidade da hipótese na investigação da pesquisa científica em Letras e Literatura

Autores/as

  • Daise Alves Faculdade Católica Dom Orione/ Universidade Federal do Tocantins
  • Janaina Silva Costa Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Cícero da Silva Universidad Federal de Tocantins - UFT

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1212

Palabras clave:

Hipótese, Pesquisa científica, Processo de criação

Resumen

Este ensaio discute a abordagem investigativa segundo o Método Cartográfico, analisando os desafios de construir hipóteses na pesquisa qualitativa em Letras e Literatura. Trata-se de um estudo bibliográfico, na perspectiva cartográfica. Tendo-se como base conceitual a filosofia de Gilles Deleuze, com método intuitivo, a de Felix Guattari, com suas noções de multiplicidade, temporalidade, bem como a conjunção dos dois autores, com seus rizomas e com suas imagens de pensamentos múltiplos, assume-se a necessidade de romper com os clichês, para vislumbrar a pesquisa com estratégias metodológicas que vão se construindo na relação com o próprio objeto.

Biografía del autor/a

Daise Alves, Faculdade Católica Dom Orione/ Universidade Federal do Tocantins

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (PPGL/UFT) e mestra pelo Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Cultura e Território (PPGCuTUFT).  daiseadv@hotmail.com

Janaina Silva Costa, Universidade Federal do Tocantins - UFT

 

 

Cícero da Silva, Universidad Federal de Tocantins - UFT

Doctorado en Letras: Enseñanza de Lengua y Literatura en la Universidad Federal de Tocantins (UFT). Profesor Adjunto de la Universidad Federal de Tocantins, donde trabaja en el Programa de Postgrado en Letras: Enseñanza de Lengua y Literatura y en la Licenciatura en Educación del Campo: Artes y Música. Líder del Grupo de Estudios e Investigación en Educación del Campo (Gepec/UFT/CNPq). Tiene experiencia en Lingüística Aplicada y Educación del Campo, trabajando principalmente en los siguientes temas: enseñanza de la lengua portuguesa, géneros discursivos, material didáctico, alfabetización, prácticas pedagógicas en Educación del Campo/Pedagogía de la Alternancia. Es miembro de la Asociación Brasileña de Lingüística (ABRALIN) y de la Red de Investigación de Educación Rural (RIER), México.

Citas

CHALMERS, A. F. O que é ciência afinal? São Paulo: Editora Brasilense, 1993.

DELEUZE, G. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 1998.

DELEUZE, G. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 2007.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995. v. 1.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2008. v. 4.

DELEUZE, G.; PARNET, C. Diálogos. Lisboa: Relógio D’Água, 2004.

DEMO, P. Metodologia científica e ciências sociais. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1995.

ECO, U. Como se faz uma tese em ciências humanas. 13. ed. Lisboa: Editorial Presença 2007.

FLICK, U. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso, 2013.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LAKATOS, E. M. Metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

MINAYO, M. C. S.; GUERRIERO, I. C. Z. Reflexividade como éthos da pesquisa qualitativa. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 19, n. 4, p. 1103-1112, 2012. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232014194.18912013.

OLIVEIRA, L. R. P. F.; COSTA, P. V.; SILVA, R. S. Arte-Cartografia. João Pessoa: Ideia, 2020.

PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. Pistas do método da Cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2015.

Publicado

2023-10-19

Cómo citar

Alves, D., Costa, J. S., & Silva, C. da. (2023). Reflexões sobre a aplicabilidade da hipótese na investigação da pesquisa científica em Letras e Literatura. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 15(38), 433–442. https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1212