Concepções de docentes de Educação Infantil e suas implicações para a atividade de ensino
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1246Palabras clave:
Aprendizagem. Desenvolvimento. Psicologia Histórico-CulturalResumen
O texto tem por objetivo analisar as concepções de docentes de uma escola de educação infantil e suas implicações para a organização da atividade de ensino. A pesquisa sustenta-se nos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural e foi desenvolvida em uma escola no município de Porto Velho/RO. Os dados foram produzidos por meio da realização de três rodas de conversa, das quais participaram sete docentes. Os resultados indicam que as docentes atribuem à educação infantil e à própria atuação a função de acompanhar e estimular o desenvolvimento das crianças. Conclui-se que são necessários investimentos na formação docente e também aponta a necessidade de transformações nas condições objetivas de normatização dos processos educativos, de maneira a garantir transformações na escolarização das crianças das escolas públicas brasileiras.
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