Concepções de docentes de Educação Infantil e suas implicações para a atividade de ensino

Autores

  • Vanessa Leite Fernandes Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Marli Lucia Tonatto Zibetti Universidade Federal de Rondônia - UNIR

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1246

Palavras-chave:

Aprendizagem. Desenvolvimento. Psicologia Histórico-Cultural

Resumo

O texto tem por objetivo analisar as concepções de docentes de uma escola de educação infantil e suas implicações para a organização da atividade de ensino. A pesquisa sustenta-se nos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural e foi desenvolvida em uma escola no município de Porto Velho/RO. Os dados foram produzidos por meio da realização de três rodas de conversa, das quais participaram sete docentes. Os resultados indicam que as docentes atribuem à educação infantil e à própria atuação a função de acompanhar e estimular o desenvolvimento das crianças. Conclui-se que são necessários investimentos na formação docente e também aponta a necessidade de transformações nas condições objetivas de normatização dos processos educativos, de maneira a garantir transformações na escolarização das crianças das escolas públicas brasileiras.

Biografia do Autor

Vanessa Leite Fernandes, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Pedagoga e Psicóloga. Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Mestranda em Psicologia, professora no curso de psicologia e coordenadora pedagógica na educação infantil e ensino fundamental.

Marli Lucia Tonatto Zibetti, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1988); Mestra em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2000); Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela mesma instituição (2005); Pós-Doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2014). É professora Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia, atuando na graduação e no Mestrado em Psicologia.

 

 

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Publicado

2022-05-03

Como Citar

Fernandes, V. L., & Zibetti, M. L. T. (2022). Concepções de docentes de Educação Infantil e suas implicações para a atividade de ensino . EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 14(34), 398–423. https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1246