Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica

um estudo sobre suas contribuições à adequação da formação docente

Autores/as

  • Mariana Bethônico CAPES
  • Ivan Rocha Neto

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1261

Palabras clave:

Ensino de Ciências e de Matemática, Formação Docente, PARFOR

Resumen

Este artigo apresenta os resultados de uma Dissertação de Mestrado, na qual se buscou analisar o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) quanto ao cumprimento dos objetivos por ele proclamados enquanto política pública. Assim, tendo em vista que o Programa busca promover a adequação da formação dos professores às suas respectivas áreas de atuação na Educação Básica, considerou-se relevante verificar em que medida essa conformação formação/atuação tem, de fato, ocorrido. A análise dos dados indicou que o Programa atende, parcialmente, o seu objetivo, mas também representa uma grande oportunidade para a qualificação dos docentes da rede pública, principalmente em localidades mais carentes e com maior dificuldade de acesso à formação superior.

Biografía del autor/a

Mariana Bethônico, CAPES

Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Educação em Ciências pela mesma Universidade, graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília (UnB). Coordenadora de Apoio a Programas de Valorização das Licenciaturas na CAPES, atuando na gestão de programas voltados para valorização da profissão docente e para a formação inicial de professores.

Ivan Rocha Neto

Possui Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1972) e PhD em Eletrônica - University of Kent (1975).  Atualmente é professor voluntário credenciado pela UFRGS para lecionar e orientar a formação de mestres e doutores funcionários da Capes, CNPq e MCTIC. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5948-0908

Citas

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Publicado

2024-09-25

Cómo citar

Bethônico, M., & Rocha Neto, I. (2024). Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica: um estudo sobre suas contribuições à adequação da formação docente. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 16(41), 60–76. https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1261