Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica
um estudo sobre suas contribuições à adequação da formação docente
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1261Palavras-chave:
Ensino de Ciências e de Matemática, Formação Docente, PARFORResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma Dissertação de Mestrado, na qual se buscou analisar o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) quanto ao cumprimento dos objetivos por ele proclamados enquanto política pública. Assim, tendo em vista que o Programa busca promover a adequação da formação dos professores às suas respectivas áreas de atuação na Educação Básica, considerou-se relevante verificar em que medida essa conformação formação/atuação tem, de fato, ocorrido. A análise dos dados indicou que o Programa atende, parcialmente, o seu objetivo, mas também representa uma grande oportunidade para a qualificação dos docentes da rede pública, principalmente em localidades mais carentes e com maior dificuldade de acesso à formação superior.
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