Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica

um estudo sobre suas contribuições à adequação da formação docente

Autores

  • Mariana Bethônico CAPES
  • Ivan Rocha Neto

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1261

Palavras-chave:

Ensino de Ciências e de Matemática, Formação Docente, PARFOR

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma Dissertação de Mestrado, na qual se buscou analisar o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) quanto ao cumprimento dos objetivos por ele proclamados enquanto política pública. Assim, tendo em vista que o Programa busca promover a adequação da formação dos professores às suas respectivas áreas de atuação na Educação Básica, considerou-se relevante verificar em que medida essa conformação formação/atuação tem, de fato, ocorrido. A análise dos dados indicou que o Programa atende, parcialmente, o seu objetivo, mas também representa uma grande oportunidade para a qualificação dos docentes da rede pública, principalmente em localidades mais carentes e com maior dificuldade de acesso à formação superior.

Biografia do Autor

Mariana Bethônico, CAPES

Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Educação em Ciências pela mesma Universidade, graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília (UnB). Coordenadora de Apoio a Programas de Valorização das Licenciaturas na CAPES, atuando na gestão de programas voltados para valorização da profissão docente e para a formação inicial de professores.

Ivan Rocha Neto

Possui Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1972) e PhD em Eletrônica - University of Kent (1975).  Atualmente é professor voluntário credenciado pela UFRGS para lecionar e orientar a formação de mestres e doutores funcionários da Capes, CNPq e MCTIC. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5948-0908

Referências

BRASIL. Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, disciplina a atuação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES no fomento a programas de formação inicial e continuada, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 30 jan. 2009a. Seção 1, p. 1.

BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica. Brasília: MEC, [2009b]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/livro.pdf. Acesso em 24 jun. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 9, de 30 de junho de 2009. Institui o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica no âmbito do Ministério da Educação. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 17 jun. 2009c. Seção 1, p. 5.

BRASIL. Lei no 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 26 jun. 2014a. Seção 1, Edição Extra, p. 1.

BRASIL. Ministério da Educação. Nota Técnica 020/2014, de 21 nov. 2014. Indicador de adequação da formação do docente da Educação Básica. Brasília: MEC/Inep/Deed, 2014b. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/resultados/2013/nota_tecnica_indicador_de_adequacao_da_formacao_do_docente_da_educacao_basica.pdf. Acesso em: 24 jun. 2018.

CAPES. Manual Operativo do PARFOR. Brasília, DF: CAPES, 2014. Disponível em: http://www.CAPES.gov.br/images/stories/download/legislacao/2782014-MANUAL- OPERATIVO-PARFOR.pdf. Acesso em: 24 jun. 2018.

CAPES. Portaria nº 82, de 17 de abril de 2017. Brasília, DF: CAPES, 2017. Disponível em: http://www.CAPES.gov.br/images/stories/download/legislacao/24082017-PORTARIA-82- 2017-REGULAMENTO-PARFOR.pdf. Acesso em: 24 jun. 2018.

CAPES. Edital nº 19/2018. Brasília, DF: CAPES, 2018. Disponível em: http://www.CAPES.gov.br/images/stories/download/editais/25052018-Edital-19-2018- SITE.pdf. Acesso em: 24 jun. 2018.

BAUER, A. Avaliação de impacto no Brasil: é possível mensurar impactos de programas de formação docente? Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 21, n. 46, p. 229-252, maio/ago. 2010.

SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F. P. A pesquisa científica. In: GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Orgs.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

2024-09-25

Como Citar

Bethônico, M., & Rocha Neto, I. (2024). Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica: um estudo sobre suas contribuições à adequação da formação docente. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 16(41), 60–76. https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1261