Escola mínima, déficit grande
a expansão da escolarização em Pernambuco nos anos 1950
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1450Palabras clave:
Educational Policy, Primary School, InlandzationResumen
Aborda a escolarização no Brasil para as classes populares, para as regiões de difíceis acessos ou interioranas. Trata da política de Escolas Mínimas de Pernambuco entre 1956-1958 na secretaria de educação de Aderbal Jurema e que a inserção da oferta de ensino primário para as populações de baixa renda na pauta política pernambucana nos anos 1950 conta com vetores locais, onde práticas assistencialistas se somavam às propostas de modernização. O trabalho utiliza como fontes documentos das instituições tratadas, atas de reunião, estatísticas e registros de matrícula, legislação estadual, discursos de governantes, iconografia, fontes da imprensa. A despeito da precariedade da formação destinada às professoras das Escolas Mínimas, reconhece o impacto dessa política na redução do déficit escolar, que possibilitou a chegada de escolas em subúrbios e regiões do interior. Estima que, findando a gestão, 01 em cada 03 novos matriculados na rede de ensino primário era estudante de Escola Mínima.
Citas
ABREU, Daniela C. L. de. As estratégias de escolarização primária na cidade de Rio Claro - São Paulo (1889-1920). 2013. (Tese Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2013.
ALENCAR, Ingrid R. de F. Schmitz de. Escolarização no norte do Espírito Santo - início do Século XX: das Escolas Isoladas aos Grupos Escolares. 2016. (Dissertação de Mestrado em Educação). Universidade Federal do Espírito Santo. 2016.
FARIA, Jordana Ferreira de. A Cultura Escolar como Produto de um Lugar: uma Escola Primária Rural do Interior Paranaense (1950-1970). 2018. (Dissertação de Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Maringá, 2018.
JESUS, Adriana do Carmo de. Os Bastidores da Educação Primária: Criação e Expansão das Escolas Isoladas Rurais Em Municípios Do Interior Paulista (1889 –1921). 2018. (Tese Doutorado em Educação). Universidade Federal de São Carlos, 2018.
JULIA, Dominique. A Cultura Escolar como Objeto Histórico. Trad. Gizele de Souza. Revista Brasileira de História da Educação, n°1 jan./jun, p. 9-43. 2001. Acessado em: Dominique Julia.pdf (unifesp.br).
JUNIOR, Nivaldo V. de Andrade (2011). As obras do plano de edificações escolares de Anísio Teixeira e a arquitetura moderna na Bahia (1947-1950). In 9º seminário docomomo Brasil interdisciplinaridade e experiências em documentação e preservação do patrimônio recente. Brasília. Acessado em: 146_M03_RM-AsObrasDoPlanoDeEdificacoes-ART_nivaldo_junior (docomomobrasil.com)
MARCÍLIO, Maria Luiza. História da escola em São Paulo e no Brasil. São Paulo, SP: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo / Instituto Fernand Braudel, 2005.
ORIANI, Angelica Pall. “A céllula viva do bom apparelho escolar”: expansão das escolas isoladas pelo estado de São Paulo (1917-1945). 2015. (Tese Doutorado em Educação). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. 2015.
RIBEIRO, Maria Luiza Santos. História da educação brasileira: a organização escolar. São Paulo: Cortez, 1992.
ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da educação no Brasil. 30° ed. Petrópolis: Vozes, 2006.
SILVA, André G. F. da; MOURA, Laudyslaine N. S. de (2023). “Outra coisa não era senão...”: Educação Popular e Tensões Políticas em Palmares (Pe) - De 1962 A 1964. Disponível em: | https://www.academia.edu/es/36342293/_outra_coisa_n%c3%83o_era_sen%c3%83o_educa%c3%87%c3%83o_popular_e_tens%c3%95es_pol%c3%8dticas_em_palmares_pe_de_1962_a_1964. Andre Ferreira - Academia.Edu.
SOUZA, Jose Edimar de. As Escolas Isoladas: Práticas e Culturas Escolares no Meio Rural de Lomba Grande/RS (1940/1952). 2015. (Tese de Doutorado em Educação). Universidade do Vale Do Rio dos Sinos, São Leopoldo (RS). Acessado em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3660. 2015.
SOUZA, Kelma Fabíola Beltrão de. Práticas anisianas e freyreanas fazem a educação do Recife/PE (1957-1964). 2013. (Tese de Doutorado em Educação). Universidade Federal de Pernambuco. 2013.
VIDAL, Gonçalves D.; FARIA FILHO, Luciano Mendes de. As lentes da história: estudos de história e historiografia da educação no Brasil. São Paulo: Autores Associados, 2005.
XAVIER, Maria Elizabete; RIBEIRO, Maria Luiza; NORONHA, Olinda Maria. História da educação: a escola no Brasil. São Paulo: FTD, 1994.
Fontes:
BRASIL. Anuário Estatístico do Brasil – 1958 aeb_1958.pdf (ibge.gov.br). Acessado: 11/04/2022
BRASIL. Anuário Estatístico do Brasil – 1960 aeb_1960.pdf (ibge.gov.br) Acessado: 11/04/2022
BRASIL. Biografia Deputados Federais. Acessado em: Biografia do(a) Deputado(a) Federal ADERBAL JUREMA - Portal da Câmara dos Deputados (camara.leg.br)
De Olinda, coluna do jornal Diário de Pernambuco. 12/01/1956.
DIÁRIO CARIOCA (DC); Rio de Janeiro, 01 dez.1948, p. 04
DIÁRIO DE PERNAMBUCO. (DP), 10/01/1956,
DIÁRIO DE PERNAMBUCO (DP), 01/02/1958
DIÁRIO DE PERNAMBUCO (DP), 24/02/1959
DIÁRIO DE PERNAMBUCO (DP), 31 DEZ. 1975.
DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DE PERNAMBUCO (DO/PE), 11/01/1956.
DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DE PERNAMBUCO (DO/PE), 23/11/1956.
DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DE PERNAMBUCO (DO/PE), 01/02/1957.
DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DE PERNAMBUCO (DO-PE), 11/02/1958.
DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DE PERNAMBUCO (DO-PE), 14/04/1959
DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DE PERNAMBUCO (DO-PE), 03/07/1959;
DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DE PERNAMBUCO (DO-PE), 04/07/1959
DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DE PERNAMBUCO (DO-PE), 18/07/1959.
DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DE PERNAMBUCO (DO-PE), 15/09/1959.
FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS (FGV). Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil. 2022ª. Acessado em: Aderbal de Araujo Jurema CPDOC - Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (FGV.BR)
FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS (FGV). Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil. 2022b. Acessado em: OSVALDO CORDEIRO DE FARIAS | CPDOC - Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (fgv.br).
JORNAL DO BRASIL (JB), 21/08/1957.
JORNAL DO COMÉRCIO. 14 E 15/10/1957
PARA TODOS. Ano II-Nº31, 2ª quinzena, 08/1957.
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE PERNAMBUCO (TCE/PE) (2022) Acessado em: Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco - Barreto Guimarães (tce.pe.gov.br)
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.