Escola mínima, déficit grande

a expansão da escolarização em Pernambuco nos anos 1950

Autores/as

  • André Ferreira da Silva UFPE
  • Hatiene Barbosa da Silva França UFPE

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1450

Palabras clave:

Educational Policy, Primary School, Inlandzation

Resumen

Aborda a escolarização no Brasil para as classes populares, para as regiões de difíceis acessos ou interioranas. Trata da política de Escolas Mínimas de Pernambuco entre 1956-1958 na secretaria de educação de Aderbal Jurema e que a inserção da oferta de ensino primário para as populações de baixa renda na pauta política pernambucana nos anos 1950 conta com vetores locais, onde práticas assistencialistas se somavam às propostas de modernização. O trabalho utiliza como fontes documentos das instituições tratadas, atas de reunião, estatísticas e registros de matrícula, legislação estadual, discursos de governantes, iconografia, fontes da imprensa. A despeito da precariedade da formação destinada às professoras das Escolas Mínimas, reconhece o impacto dessa política na redução do déficit escolar, que possibilitou a chegada de escolas em subúrbios e regiões do interior. Estima que, findando a gestão, 01 em cada 03 novos matriculados na rede de ensino primário era estudante de Escola Mínima.

Biografía del autor/a

André Ferreira da Silva, UFPE

Pedagogo pela UFPe e pós-graduado pela Universidade Católica de Pernambuco. Docente ensino superior

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Publicado

2023-09-26

Cómo citar

Ferreira da Silva, A., & França, H. B. da S. (2023). Escola mínima, déficit grande: a expansão da escolarização em Pernambuco nos anos 1950. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 15(37), 116–136. https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1450