Representações Sociais da Ciência:

Estudo com Professores de Ensino Médio

Autores/as

  • Edna Maria Querido de Oliveira Chamon UNITAU
  • Cláudia Maria de Oliveira Sordillo Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1597

Palabras clave:

Representação social da ciência, Professores, Ensino Médio

Resumen

O artigo discute a representação social da ciência por professores do Ensino Médio de uma instituição de ensino da cidade do Rio de Janeiro. O grupo estudado contou com 33 professores das áreas de Física, Química e Biologia. Eles responderam ao TACB-S (Teste de Alfabetização Científica Básica – Simplificado) e participaram de entrevistas semiestruturadas. A análise do TABC-R foi feita com o software excel©. As entrevistas foram submetidas a uma análise textual utilizando o software IRaMuTeQ. Os resultados indicam uma construção da representação social da ciência organizada em torno de uma tensão entre elementos internos e externos da ciência. Essa tensão opõe uma visão da ciência associada à construção do conhecimento científico e uma visão interna, associada às disciplinas escolares e à prática docente.

Biografía del autor/a

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, UNITAU

Doutora em Psicologia Social pela Universidade de Toulouse – Le Mirail, França, e Pós-doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté (UNITAU). Pesquisadora associada ao CIERS-ed/FCC. ORCID:https://orcid.org/0000-0003-2835-6554. E-mail: edna.chamon@gmail.com.

Cláudia Maria de Oliveira Sordillo, Colégio Pedro II

Doutora em Educação pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Professora do Colégio Pedro II, Campus Niterói. ORCID: 0000-0002-6177-8778. E-mail: csordillo@yahoo.com.br.

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Publicado

2024-11-30

Cómo citar

Chamon, E. M. Q. de O., & Sordillo, C. M. de O. (2024). Representações Sociais da Ciência: : Estudo com Professores de Ensino Médio. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 16(42), 244–258. https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1597