Representações Sociais da Ciência:
Estudo com Professores de Ensino Médio
DOI :
https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1597Mots-clés :
Representação social da ciência, Professores, Ensino MédioRésumé
O artigo discute a representação social da ciência por professores do Ensino Médio de uma instituição de ensino da cidade do Rio de Janeiro. O grupo estudado contou com 33 professores das áreas de Física, Química e Biologia. Eles responderam ao TACB-S (Teste de Alfabetização Científica Básica – Simplificado) e participaram de entrevistas semiestruturadas. A análise do TABC-R foi feita com o software excel©. As entrevistas foram submetidas a uma análise textual utilizando o software IRaMuTeQ. Os resultados indicam uma construção da representação social da ciência organizada em torno de uma tensão entre elementos internos e externos da ciência. Essa tensão opõe uma visão da ciência associada à construção do conhecimento científico e uma visão interna, associada às disciplinas escolares e à prática docente.
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