Revisões Sistemáticas Sobre Identidade Docente em Periódicos Brasileiros:

Avanços e Limites

Autores/as

  • André Augusto Diniz Lira Universidade Federal de Campina Grande
  • Lúcia Villas Bôas Fundação Carlos Chagas; Universidade Cidade de São Paulo
  • Dorivaldo Alves Salustiano Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1604

Palabras clave:

Identidade docente, Revisão sistemática, Pesquisa educacional

Resumen

Este artigo analisa um conjunto de revisões sistemáticas sobre identidade docente, publicadas em língua portuguesa nos periódicos brasileiros a partir dos anos 2000, tomando, como eixo de discussão, seus aspectos teórico-metodológicos e suas principais ênfases de investigação. Foi realizado um levantamento no Portal de Periódicos Capes, na Plataforma Educ@ da Fundação Carlos Chagas e na SciELO Brasil, bem como em acervo pessoal dos pesquisadores, o que resultou em doze estudos. As revisões analisadas se debruçam tanto sobre as identidades docentes em um sentido mais geral, quanto em áreas mais específicas (educação matemática, educação física, biologia e medicina), notadamente a partir de meados da década passada, seguindo a tendência internacional. Por fim, destacam-se os avanços e as lacunas dessas produções.

 

Biografía del autor/a

André Augusto Diniz Lira, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Psicologia (UEPB) e em Letras (UNESA); mestrado e doutorado em Educação (UFRN); pós-doutorado no Programa de Estudos da Linguagem (UFRN) e em Educação (Fundação Carlos Chagas - FCC). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFCG.  Pesquisador associado ao Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade-Educação (CIERS-Ed) da FCC. Tutor do PET-Pedagogia/UFCG. ORCID:https://orcid.org/0000-0001-9398-507X. E-mail: andreaugustoufcg@gmail.com

Lúcia Villas Bôas, Fundação Carlos Chagas; Universidade Cidade de São Paulo

Possui graduação e licenciatura plena em História (USP); mestrado e doutorado em Educação: Psicologia da Educação (PUCSP); pós-doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, França. Atualmente, é coordenadora da Cátedra Unesco sobre Profissionalização Docente (FCC), responsável científica da Cátedra Franco-Brasileira Serge Moscovici (FCC/Consulado Geral da França em São Paulo) e docente/pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e do Programa de Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais, ambos da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5136-2392. E-mail: lboas@fcc.org.br.

Dorivaldo Alves Salustiano, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Pedagogia (UFPB), mestrado e doutorado em Educação Brasileira (UFC). Professor da Unidade Acadêmica de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.  Atualmente, é coordenador da Linha de Pesquisa Práticas Educativas e Diversidade deste Programa. https://orcid.org/0000-0002-0956-2451. E-mail: dorivaldo.salustiano@gmail.com.

Citas

ALMEIDA JÚNIOR, João Batista de. O estudo como forma de pesquisa. In: CARVALHO, M. C. M. de (Org.). Construindo o saber: metodologia científica: fundamentos e técnicas. Campinas: Papirus, 1989. p. 97-118.

ALMEIDA, Sandra Raquel de; PENSO, Maria Aparecida; FREITAS, Leda Gonçalves de. Identidade docente com foco no cenário de pesquisa: uma revisão sistemática. Educação em Revista, v. 35, [s/p] 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/GXqy4wMFfSZ8wJVc7Kh3vxh/. Acesso em: 14 abr. 2024.

BEIJAARD, Douwe.; MEIJER, Paulien C.; VERLOOP, Nico. Reconsidering research on teachers' professional identity. Teaching and Teacher Education, v. 20, n. 2, p. 107-128, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.tate.2003.07.001 Acesso em: 10 de janeiro de 2022.

BERNADO, Elizangela da Silva; VASCONCELLOS, Katia. Ser professor, uma construção em três atos: formação, indução e desenvolvimento na carreira. Educação em Revista, v. 37, p. 1-15, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/55RGtLfGwtFtZKKRnHZJ4YN/abstract/?lang=pt. Acesso em: 02 abr. 2024.

BOURDIEU, Pierre. Para uma Sociologia da Ciência. Lisboa: Edições 70, 2008.

COSTA, Fernanda Rodrigues Alves; COELHO, Geide Rosa. Identidade docente de professores dos Institutos Federais: uma revisão de literatura. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, n. 23, p. 1-18, e13826, ago. 2023. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13826. Acesso em: 02 abr. 2024.

CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, Artmed, 2010.

GATTI, Bernardete Angelina. Os professores e suas identidades: o desvelamento da heterogeneidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 98, p. 85–90, 1996. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/798. Acesso em: 15 abr. 2024.

GOMES, Patrícia Maria Silva; FERREIRA, Cátia Patrícia Pereira; PEREIRA, Ana Luíza; BATISTA, Paula Maria Fazendeiro. A identidade profissional do professor: um estudo de revisão sistemática. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 27, n. 2, p. 247-267, abr./jun. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbefe/a/LFSfvP8BmGkxQFrwfsyhXsH/abstract/?lang=pt. Acesso em: 02 março de 2024.

GONÇALVES, Kelry Alves. Identidade docente nos artigos da ANPEd – 2010/2014. REBES - Rev. Brasileira de Ensino Superior, v. 2, n. 3, p. 8-17, jul./set. 2016. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/reader/18cc5cb85dee094b0c7ecef181049f3c3bd3aced. Acesso em: 03 de abril de 2024.

LIMA, Telma Cristiane Sasso de; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katálysis, v. 10, n. spe, p. 37–45, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/katalysis/article/view/S1414-49802007000300004. Acesso em: 2 de março de 2024.

LIRA, André Augusto Diniz. Tornar-se, ser e viver do professorado: entre regularidades e variações identitárias. 2007. 267 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.

LIRA, André Augusto Diniz; VILLAS BÔAS, Lúcia. Conceitos de “prática” no campo educacional: história conceitual e teoria das representações sociais em foco. Revista Diálogo Educacional, [S. l.], v. 20, n. 66, p. 989–1014, 2020. DOI: 10.7213/1981-416X.20.066.DS03. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/27104. Acesso em: 4 jun. 2024.

LIRA, André Augusto Diniz; VILLAS BÔAS, Lúcia. Identidade e prática docentes: percursos e apropriações conceituais. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2020.

MATOS, Raquel Sofia dos Santos Macedo. Identidade e profissionalismo docente: uma revisão da abordagem narrativa. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 1, n. 1, p. 61–74, 2016. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2521/0?locale=pt_BR. Acesso em: 03 de abril de 2024.

MELO, Carlos Ian Bezerra de; SILVA, Silvina Pimentel. Estudos sobre a identidade profissional do professor de Matemática: o Estado da Questão. Perspectiva - Revista do Centro de Ciências da Educação, v. 39, n. 2, p. 01-19, abr./jun. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/71004. Acesso em: 02 de abril de 2024.

MEYER, Cristina; LOSANO, Letícia; FIORENTINI, Dario. Modos de conceituar e investigar a identidade profissional docente nas revisões de literatura. Educação e Pesquisa, v. 48, e246037, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/jQ9Kt9LD6hbbKDq3TZjCXQQ/. Acesso em: 02 de abril de 2024.

NÓVOA, António. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2013, p. 11-30.

SADOYAMA, Adriana dos Santos Prado. Profissionalização e identidade docente do professor em medicina: um estudo de revisão sistemática. Revista EDaPECI, v. 18, n. 3, p. 105-114, set./dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/edapeci/article/view/10097. Acesso em: 15 de março de 2024.

VASCONCELLOS, Vera Maria. Ramos.; SILVA, Anne Patrícia Pimentel Nascimento da; SOUZA, Roberta Teixeira de. O Estado da Arte ou o Estado do Conhecimento. Educação. Porto Alegre, v. 43, n. 3, p. 1-12, set./dez., 2020. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/37452. Acesso em: jul. 2022.

SOUZA JÚNIOR, Orlando Marreiro de; JANUARIO, Paulo Clepard Silva; MIRANDA, Maria Luíza de Jesus; RODRIGUES, Graciele Massoli. Conhecimento sobre identidade profissional docente na Educação Física. Movimento, [S. l.], v. 29, p. e29028, 2023. DOI: 10.22456/1982-8918.120687. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/120687. Acesso em: 4 jun. 2024.

SOUZA, Juliana Brandão de; DIAS, Viviane Borges. Uma revisão bibliográfica sobre a construção da identidade docente no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na formação inicial de professores de Ciências e Biologia. Ciência & Educação, v. 28, e22023, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/74T7XpMjHnJS54zHsQTTyyK/abstract/?lang=pt. Acesso em: 02 de abril de 2024.

VOZNIAK, Luciano; MESQUITA, Isabel.; BATISTA, Paula Fazendeiro. A Identidade Profissional em análise: um estudo de revisão sistemática da literatura. Educação, Santa Maria, v. 41, n. 2, p. 281-296, maio/ago. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/15131. Acesso em: 04 de abril de 2024.

Publicado

2024-11-30

Cómo citar

Diniz Lira, A. A., Villas Bôas, L., & Alves Salustiano, D. (2024). Revisões Sistemáticas Sobre Identidade Docente em Periódicos Brasileiros: : Avanços e Limites. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 16(42), 364–381. https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1604