Revisões Sistemáticas Sobre Identidade Docente em Periódicos Brasileiros:

Avanços e Limites

Autores

  • André Augusto Diniz Lira Universidade Federal de Campina Grande
  • Lúcia Villas Bôas Fundação Carlos Chagas; Universidade Cidade de São Paulo
  • Dorivaldo Alves Salustiano Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1604

Palavras-chave:

Identidade docente, Revisão sistemática, Pesquisa educacional

Resumo

Este artigo analisa um conjunto de revisões sistemáticas sobre identidade docente, publicadas em língua portuguesa nos periódicos brasileiros a partir dos anos 2000, tomando, como eixo de discussão, seus aspectos teórico-metodológicos e suas principais ênfases de investigação. Foi realizado um levantamento no Portal de Periódicos Capes, na Plataforma Educ@ da Fundação Carlos Chagas e na SciELO Brasil, bem como em acervo pessoal dos pesquisadores, o que resultou em doze estudos. As revisões analisadas se debruçam tanto sobre as identidades docentes em um sentido mais geral, quanto em áreas mais específicas (educação matemática, educação física, biologia e medicina), notadamente a partir de meados da década passada, seguindo a tendência internacional. Por fim, destacam-se os avanços e as lacunas dessas produções.

 

Biografia do Autor

André Augusto Diniz Lira, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Psicologia (UEPB) e em Letras (UNESA); mestrado e doutorado em Educação (UFRN); pós-doutorado no Programa de Estudos da Linguagem (UFRN) e em Educação (Fundação Carlos Chagas - FCC). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFCG.  Pesquisador associado ao Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade-Educação (CIERS-Ed) da FCC. Tutor do PET-Pedagogia/UFCG. ORCID:https://orcid.org/0000-0001-9398-507X. E-mail: andreaugustoufcg@gmail.com

Lúcia Villas Bôas, Fundação Carlos Chagas; Universidade Cidade de São Paulo

Possui graduação e licenciatura plena em História (USP); mestrado e doutorado em Educação: Psicologia da Educação (PUCSP); pós-doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, França. Atualmente, é coordenadora da Cátedra Unesco sobre Profissionalização Docente (FCC), responsável científica da Cátedra Franco-Brasileira Serge Moscovici (FCC/Consulado Geral da França em São Paulo) e docente/pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e do Programa de Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais, ambos da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5136-2392. E-mail: lboas@fcc.org.br.

Dorivaldo Alves Salustiano, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Pedagogia (UFPB), mestrado e doutorado em Educação Brasileira (UFC). Professor da Unidade Acadêmica de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.  Atualmente, é coordenador da Linha de Pesquisa Práticas Educativas e Diversidade deste Programa. https://orcid.org/0000-0002-0956-2451. E-mail: dorivaldo.salustiano@gmail.com.

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Publicado

2024-11-30

Como Citar

Diniz Lira, A. A., Villas Bôas, L., & Alves Salustiano, D. (2024). Revisões Sistemáticas Sobre Identidade Docente em Periódicos Brasileiros: : Avanços e Limites. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 16(42), 364–381. https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1604