As imagens que as Representações Sociais revelam:

uma análise integrativa da produção acadêmica e literatura especializada

Autores/as

  • Sandra Lúcia Ferreira Universidade Cidade de São Paulo UNICID
  • Anamérica Prado Marcondes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP
  • Luiz Dalmacir da Silveira Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1609

Palabras clave:

Representações Sociais, Imagens, Revisão integrativa

Resumen

Este artigo tem como objetivo explorar estudos acadêmicos na área da Educação que investigam temas convergentes entre a Teoria das Representações Sociais e a Teoria das Imagens. Para tanto, foi realizada uma seleção de trabalhos acadêmicos disponibilizados no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no período de 2019 a 2023. Tal seleção possibilitou o desenvolvimento de uma revisão integrativa que a interlocução de dados da literatura teórica e empírica, por meio do diálogo com autores, que exploram o tema Imagens, em diferentes áreas do conhecimento – Panofsky (1976), Belting (2007), Debray (1993), Dondis (2015), Campos (2011), Lima e Campos (2020), Ferreira (2015) e outros. As análises resultaram na identificação de limitações no uso de bases teóricas do estudo de imagens, envolvendo padrões, lacunas e tendências nas teorias investigadas, o que revelou o que auxiliou na compreensão de um fenômeno mais abrangente: a utilização limitada de bases teóricas, principalmente envolvendo o estudo das Imagens em trabalhos acadêmicos na área da Educação. Além disso, o texto buscou agregar às discussões como o conceito de imagem tem contribuído para os estudos das Representações Sociais.

Biografía del autor/a

Sandra Lúcia Ferreira, Universidade Cidade de São Paulo UNICID

Professora permanente dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), Educação (PPGE) e Formação de Gestores Educacionais (PPGP-GE). Deste último, atualmente, exerce a função de vice- coordenadora. É líder do Grupo de Pesquisa Avaliação e Representações Sociais em contexto certificado pelo CNPq. Pesquisadora do CIERS-ed/FCC.ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6891-1332. E-mail: 07sandraferreira@gmail.com.

Anamérica Prado Marcondes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pesquisadora no Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade (CIERS-ed/FCC). Líder e pesquisadora do grupo de pesquisa Núcleo de pesquisa Internacional em Representações sociais (NEARS). Atualmente, faz pós-doutorado em Educação pela PUC-SP. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-8000-8894. E-mail:  anamericapmarcondes@gmail.com.

Luiz Dalmacir da Silveira, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) como bolsista Prosup/Capes. Participa do Grupo de Pesquisa Avaliação e Representações Sociais em contexto certificado pelo CNPq. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0790-7353. E-mail: luizdalmacir@uol.com.br.

Citas

AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas: Papirus, 1993.

ABRAHÃO, Valéria Rett. Um estudo sobre a construção da imagem do professor na videoaula. 2020, 110f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Ibirapuera, 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9866341. Acesso em: 05 abr. 2024.

ABREU, Pablo Ramos. Visualidades digitais periféricas: modos de ver e ser visto em redes sociais na internet durante a pandemia de Covid-19. 2022. 187f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: https://www.unirio.br/ppgedu/dissertacoes/repositorio-de-dissertacoes/1f4c22022/16_pablo-ramos-abreu. Acesso em: 05 abr. 2024.

ANDRADE, Rosa Maria Alves da Silvia. Construindo narrativas a partir de imagens com professoras no Instagram. 2019, 118f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: https://www.unirio.br/cultura/ppgedu/1f4c2dissertacoes/1f4c2repositorio-de-dissertacoes/1f4c22019/dissertacao-ppgedu-rosa-maria-alves-da-silvia-andrade/view. Acesso em: 05 abr. 2024.

BELTING, Hans. Antropología de la Image. Buenos Aires: Katz. 2007.

CAMPOS, Ricardo. Imagem e tecnologias visuais em pesquisa social: tendências e desafios. Análise Social, vol. XLVI (199), p. 237-259, 2011. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/41494853. Acesso em: 05 abr. 2024.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CHAUÍ, Marilena. Janela da Alma, espelho do mundo. In: NOVAES, Adauto et.al. O Olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. p. 31-63.

CORBIN, Henri. Mundus imaginalis or the imaginary and the imaginal. Tradução Ruth Horine. Zürich/New York: Spring, 1972/Mundus Imaginalis, l'Immaginario e l'Immaginale. Disponível em: https://imagomundi.com.br/espiritualidade/mundus_imaginalis.pdf. Acesso em: 14 fev. 2024.

DANTAS, Hallana Laisa de Lima; COSTA, Christefany Régia Braz; COSTA, Laís de Miranda Crispim; LÚCIO, Ingrid Martins Leite; COMASSETTO, Isabel. Como elaborar uma revisão integrativa: sistematização do método científico. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, v. 12, n. 37, p. 334–345, 2022. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/575. Acesso em: 11 abr. 2024.

DEBRAY, Régis. Vida e Morte da imagem: uma história do olhar no Ocidente. Tradução de Guilherme Teixeira. Petrópolis: Vozes, 1993.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. Tradução de Jepherson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário: introdução à arquetipologia geral [original: 1997]. Tradução Hélder Godinho. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

ELIADE, Mircea. Imagens e símbolos: ensaio sobre o simbolismo mágico-religioso. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

FERREIRA, Sandra Lúcia. Imagens de escola e as representações sociais. Curitiba: CRV, 2015.

FRANCO, Katia Cilene de Mello. A imagem da escola pelos olhos dos futuros professores de arte. 2006. 149f. Dissertação (Mestrado em Psicologia), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16271. Acesso em: 05 abr. 2024.

GASKELL, George; BAUER, Martin W. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.

JARDIM, Valéria Trindade. Leitura de imagens visuais: recurso potencializador do ensino e aprendizagem no processo educacional. 2019. 114f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. Disponível em: https://app.uff.br/riuff;/handle/1/15351?locale-attribute=en. Acesso em: 05 abr. 2024.

JODELET, Denise. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, Denise (Org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001.

LIMA, Rita de Cássia Pereira; CAMPOS, Pedro Humberto Faria. Núcleo figurativo da representação social: contribuições para a educação. Educação em Revista. Belo Horizonte. v. 36, e206886, p. 1-22, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698206886. Acesso em: 05 abr. 2024.

LOPES, Marianna Januzzi da. Silva. Representações sociais de escola elaboradas por alunos que frequentam “salas de aceleração”, 2017. 131f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, Brasil, 2017. Disponível em: https://portal.estacio.br/media/3729707/disserta%C3%A7%C3%A3o-marianna-jannuzzi-da-silva-lopes.pdf. Acesso em: 05 abr. 2024.

MAFFESOLI, Michel. A contemplação do mundo. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1995.

MAZZOTTI, Tarso. Núcleo figurativo: themata ou metáfora? Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia da Educação, n.1, p. 105–114, 1995. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/31923. Acesso em: 3 abr. 2024.

MIYOSHI, Simone Cléa dos Santos. Imagens educam: lições de modernidade na imprensa ilustrada paulista e carioca na década de 1920. 2020. 211 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. Disponível em: http://doi.org./10.14393/ufu.te.2020.27. Acesso em: 05 abr. 2024.

MOSCOVICI, Serge. La psychanalyse, son image et son public. Paris: PUF, 1961.

MOSCOVICI, Serge. A representação social da psicanálise. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

MOSCOVICI, Serge. Representações Sociais: investigações em psicologia social. Editado em inglês por Gerard Duveen; traduzido do inglês por Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2003.

MUZY, Ricardo Casarini. O papel da imagem para a constituição de sujeitos críticos na cultura digital e suas implicações na educação. 2021, 158f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227008. Acesso em: 05 abr. 2024.

PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais. Trad. Maria Clara F. Kneese e J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1976.

RODRIGUES, Aline Santos Pereira; SACHINSKI, Gabriele Polato; MARTINS, Pura Lúcia Oliver. Contribuições da revisão integrativa para a pesquisa qualitativa em Educação. Linhas Críticas, v. 28, e40627, 2022. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/40627. Acesso em: 11 abr. 2024.

SANTOS, Ivan Soares dos. Representações sociais de Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) por professores de escolas públicas no município do Rio de Janeiro e seus efeitos no entorno escolar. 2016. 188f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, Brasil, 2016. Disponível em: https://portal.estacio.br/media/5780/tese-ivan-soares-dos-santos.pdf. Acesso em: 11 abr. 2024.

SILVEIRA, Victor Junger. No dizer das experiências visuais de ensino, imagens, encantamentos e cotidianos: um estudo de sala de aula. 2020. 173f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/17076. Acesso em: 05 abr. 2024.

SCHIAVON, Sandra Helena. Aplicação da revisão sistemática nas pesquisas sobre formação de professores: uma discussão metodológica. 2015. 95f. Dissertação (Mestrado em Educação), Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2015. Disponível em: https://archivum.grupomarista.org.br/pergamumweb/vinculos/tede/sandrahelena.pdf. Acesso em: 11 abr. 2024.

SOARES, Sandra Lúcia Ferreira Acosta. Escola: As imagens que as representações sociais revelam. 2005. 245f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16551. Acesso em: 05 abr. 2024.

VILLAFAÑE, Justo. Introducción a la teoría de la imagen. Madri: Pirámide, 2000.

VERONESI, Valquíria Bertuzzi. Pedagogia da Imagem: a leitura iconográfica do mundo pela infância. 2022. 242f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2022. Disponível em: https://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/2949. Acesso em: 05 abr. 2024.

Publicado

2024-11-30

Cómo citar

Ferreira, S. L., Marcondes, A. P., & Silveira, L. D. da. (2024). As imagens que as Representações Sociais revelam: : uma análise integrativa da produção acadêmica e literatura especializada. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 16(42), 283–299. https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1609