As imagens que as Representações Sociais revelam:
uma análise integrativa da produção acadêmica e literatura especializada
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1609Palabras clave:
Representações Sociais, Imagens, Revisão integrativaResumen
Este artigo tem como objetivo explorar estudos acadêmicos na área da Educação que investigam temas convergentes entre a Teoria das Representações Sociais e a Teoria das Imagens. Para tanto, foi realizada uma seleção de trabalhos acadêmicos disponibilizados no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no período de 2019 a 2023. Tal seleção possibilitou o desenvolvimento de uma revisão integrativa que a interlocução de dados da literatura teórica e empírica, por meio do diálogo com autores, que exploram o tema Imagens, em diferentes áreas do conhecimento – Panofsky (1976), Belting (2007), Debray (1993), Dondis (2015), Campos (2011), Lima e Campos (2020), Ferreira (2015) e outros. As análises resultaram na identificação de limitações no uso de bases teóricas do estudo de imagens, envolvendo padrões, lacunas e tendências nas teorias investigadas, o que revelou o que auxiliou na compreensão de um fenômeno mais abrangente: a utilização limitada de bases teóricas, principalmente envolvendo o estudo das Imagens em trabalhos acadêmicos na área da Educação. Além disso, o texto buscou agregar às discussões como o conceito de imagem tem contribuído para os estudos das Representações Sociais.
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