As imagens que as Representações Sociais revelam:
uma análise integrativa da produção acadêmica e literatura especializada
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1609Palavras-chave:
Representações Sociais, Imagens, Revisão integrativaResumo
Este artigo tem como objetivo explorar estudos acadêmicos na área da Educação que investigam temas convergentes entre a Teoria das Representações Sociais e a Teoria das Imagens. Para tanto, foi realizada uma seleção de trabalhos acadêmicos disponibilizados no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no período de 2019 a 2023. Tal seleção possibilitou o desenvolvimento de uma revisão integrativa que a interlocução de dados da literatura teórica e empírica, por meio do diálogo com autores, que exploram o tema Imagens, em diferentes áreas do conhecimento – Panofsky (1976), Belting (2007), Debray (1993), Dondis (2015), Campos (2011), Lima e Campos (2020), Ferreira (2015) e outros. As análises resultaram na identificação de limitações no uso de bases teóricas do estudo de imagens, envolvendo padrões, lacunas e tendências nas teorias investigadas, o que revelou o que auxiliou na compreensão de um fenômeno mais abrangente: a utilização limitada de bases teóricas, principalmente envolvendo o estudo das Imagens em trabalhos acadêmicos na área da Educação. Além disso, o texto buscou agregar às discussões como o conceito de imagem tem contribuído para os estudos das Representações Sociais.
Referências
AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas: Papirus, 1993.
ABRAHÃO, Valéria Rett. Um estudo sobre a construção da imagem do professor na videoaula. 2020, 110f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Ibirapuera, 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9866341. Acesso em: 05 abr. 2024.
ABREU, Pablo Ramos. Visualidades digitais periféricas: modos de ver e ser visto em redes sociais na internet durante a pandemia de Covid-19. 2022. 187f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: https://www.unirio.br/ppgedu/dissertacoes/repositorio-de-dissertacoes/1f4c22022/16_pablo-ramos-abreu. Acesso em: 05 abr. 2024.
ANDRADE, Rosa Maria Alves da Silvia. Construindo narrativas a partir de imagens com professoras no Instagram. 2019, 118f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: https://www.unirio.br/cultura/ppgedu/1f4c2dissertacoes/1f4c2repositorio-de-dissertacoes/1f4c22019/dissertacao-ppgedu-rosa-maria-alves-da-silvia-andrade/view. Acesso em: 05 abr. 2024.
BELTING, Hans. Antropología de la Image. Buenos Aires: Katz. 2007.
CAMPOS, Ricardo. Imagem e tecnologias visuais em pesquisa social: tendências e desafios. Análise Social, vol. XLVI (199), p. 237-259, 2011. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/41494853. Acesso em: 05 abr. 2024.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CHAUÍ, Marilena. Janela da Alma, espelho do mundo. In: NOVAES, Adauto et.al. O Olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. p. 31-63.
CORBIN, Henri. Mundus imaginalis or the imaginary and the imaginal. Tradução Ruth Horine. Zürich/New York: Spring, 1972/Mundus Imaginalis, l'Immaginario e l'Immaginale. Disponível em: https://imagomundi.com.br/espiritualidade/mundus_imaginalis.pdf. Acesso em: 14 fev. 2024.
DANTAS, Hallana Laisa de Lima; COSTA, Christefany Régia Braz; COSTA, Laís de Miranda Crispim; LÚCIO, Ingrid Martins Leite; COMASSETTO, Isabel. Como elaborar uma revisão integrativa: sistematização do método científico. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, v. 12, n. 37, p. 334–345, 2022. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/575. Acesso em: 11 abr. 2024.
DEBRAY, Régis. Vida e Morte da imagem: uma história do olhar no Ocidente. Tradução de Guilherme Teixeira. Petrópolis: Vozes, 1993.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. Tradução de Jepherson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 2015.
DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário: introdução à arquetipologia geral [original: 1997]. Tradução Hélder Godinho. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
ELIADE, Mircea. Imagens e símbolos: ensaio sobre o simbolismo mágico-religioso. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
FERREIRA, Sandra Lúcia. Imagens de escola e as representações sociais. Curitiba: CRV, 2015.
FRANCO, Katia Cilene de Mello. A imagem da escola pelos olhos dos futuros professores de arte. 2006. 149f. Dissertação (Mestrado em Psicologia), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16271. Acesso em: 05 abr. 2024.
GASKELL, George; BAUER, Martin W. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.
JARDIM, Valéria Trindade. Leitura de imagens visuais: recurso potencializador do ensino e aprendizagem no processo educacional. 2019. 114f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. Disponível em: https://app.uff.br/riuff;/handle/1/15351?locale-attribute=en. Acesso em: 05 abr. 2024.
JODELET, Denise. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, Denise (Org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001.
LIMA, Rita de Cássia Pereira; CAMPOS, Pedro Humberto Faria. Núcleo figurativo da representação social: contribuições para a educação. Educação em Revista. Belo Horizonte. v. 36, e206886, p. 1-22, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698206886. Acesso em: 05 abr. 2024.
LOPES, Marianna Januzzi da. Silva. Representações sociais de escola elaboradas por alunos que frequentam “salas de aceleração”, 2017. 131f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, Brasil, 2017. Disponível em: https://portal.estacio.br/media/3729707/disserta%C3%A7%C3%A3o-marianna-jannuzzi-da-silva-lopes.pdf. Acesso em: 05 abr. 2024.
MAFFESOLI, Michel. A contemplação do mundo. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1995.
MAZZOTTI, Tarso. Núcleo figurativo: themata ou metáfora? Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia da Educação, n.1, p. 105–114, 1995. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/31923. Acesso em: 3 abr. 2024.
MIYOSHI, Simone Cléa dos Santos. Imagens educam: lições de modernidade na imprensa ilustrada paulista e carioca na década de 1920. 2020. 211 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. Disponível em: http://doi.org./10.14393/ufu.te.2020.27. Acesso em: 05 abr. 2024.
MOSCOVICI, Serge. La psychanalyse, son image et son public. Paris: PUF, 1961.
MOSCOVICI, Serge. A representação social da psicanálise. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
MOSCOVICI, Serge. Representações Sociais: investigações em psicologia social. Editado em inglês por Gerard Duveen; traduzido do inglês por Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2003.
MUZY, Ricardo Casarini. O papel da imagem para a constituição de sujeitos críticos na cultura digital e suas implicações na educação. 2021, 158f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227008. Acesso em: 05 abr. 2024.
PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais. Trad. Maria Clara F. Kneese e J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1976.
RODRIGUES, Aline Santos Pereira; SACHINSKI, Gabriele Polato; MARTINS, Pura Lúcia Oliver. Contribuições da revisão integrativa para a pesquisa qualitativa em Educação. Linhas Críticas, v. 28, e40627, 2022. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/40627. Acesso em: 11 abr. 2024.
SANTOS, Ivan Soares dos. Representações sociais de Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) por professores de escolas públicas no município do Rio de Janeiro e seus efeitos no entorno escolar. 2016. 188f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, Brasil, 2016. Disponível em: https://portal.estacio.br/media/5780/tese-ivan-soares-dos-santos.pdf. Acesso em: 11 abr. 2024.
SILVEIRA, Victor Junger. No dizer das experiências visuais de ensino, imagens, encantamentos e cotidianos: um estudo de sala de aula. 2020. 173f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/17076. Acesso em: 05 abr. 2024.
SCHIAVON, Sandra Helena. Aplicação da revisão sistemática nas pesquisas sobre formação de professores: uma discussão metodológica. 2015. 95f. Dissertação (Mestrado em Educação), Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2015. Disponível em: https://archivum.grupomarista.org.br/pergamumweb/vinculos/tede/sandrahelena.pdf. Acesso em: 11 abr. 2024.
SOARES, Sandra Lúcia Ferreira Acosta. Escola: As imagens que as representações sociais revelam. 2005. 245f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16551. Acesso em: 05 abr. 2024.
VILLAFAÑE, Justo. Introducción a la teoría de la imagen. Madri: Pirámide, 2000.
VERONESI, Valquíria Bertuzzi. Pedagogia da Imagem: a leitura iconográfica do mundo pela infância. 2022. 242f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2022. Disponível em: https://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/2949. Acesso em: 05 abr. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.