O que pode uma aula?

Uma pergunta entre o pensar e o aprender no encontro com Gilles Deleuze

Autores/as

  • Laurici Gomes Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Giulia Carolina Lage Amaral Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1637

Palabras clave:

Deleuze, Aula, Aprendizado

Resumen

Esse breve artigo tem por objetivo discutir a concepção deleuziana de aula em conexão com suas considerações acerca do aprender. Nesse sentido, em um primeiro momento, apresentaremos essas considerações mostrando como, apesar de ser considerado como uma temática secundária em sua obra, o aprender se articula com o pensar, tema central de sua filosofia. Nesse cenário, em um segundo momento, discutiremos a concepção deleuziana de aula, destacando questões como a heterogeneidade, o tempo e o afeto. Por fim, em nossas considerações finais, discutiremos como a aula observada a partir da relação entre o aprender e o pensar, na perspectiva de Deleuze, nos possibilita problematizar o processo de escolarização.

Biografía del autor/a

Laurici Gomes, Universidade do Estado de Minas Gerais

Es licenciado en Ciencias Sociales por la Universidade Estadual Paulista (UNESP), máster en Filosofía por la Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) y doctor en Filosofía por la Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tiene experiencia en las áreas de Ciencias Sociales y Filosofía, trabajando como profesor en la enseñanza superior, principalmente en Antropología y Filosofía, y en la enseñanza secundaria, en las asignaturas de Sociología y Filosofía. Actualmente trabaja en la Facultad de Educación de la Universidad Estadual de Minas Gerais, impartiendo clases en el curso de Pedagogía, como coordinador del Centro de Estudios e Investigaciones en Educación, Sociología y Filosofía (NEPESF), como profesor en el Programa de Postgrado Stricto Sensu en Educación y en el Curso de Postgrado Lato Sensu en Psicopedagogía Clínica e Institucional.

Giulia Carolina Lage Amaral, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais - Licenciatura em Português. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. Professora de Língua Portuguesa no Colégio Santa Maria - Coração Eucarístico e Monitora de Português no Colégio e Pré-Vestibular Bernoulli.

Citas

DOSSE, François. Gilles Deleuze e Félix Guattari: biografia cruzada. Porto Alegre: Artmed, 2010.

DELEUZE, Gilles. O abecedário de Gilles Deleuze, entrevista a Claire Parnet, em vídeo. Dirigido por: Pierre-André Boutang, 1988 (transcrito e traduzido por Tomás Tadeu da Silva - Disponível em: https://machinedeleuze.wordpress.com/2021/06/07/o-abecedario-de-gilles-deleuze-transcricao-completa/ Acesso em 27/02/2024)

DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 1974.

GALLO, Silvio. O aprender em múltiplas dimensões. Perspectivas da educação matemática, v. 10, n. 22, 2017.

KASTRUP, Virgínia. Aprendizagem, arte e invenção. Psicologia em estudo, v. 6, p. 17-27, 2001.

ZOURABICHVILI, François. Deleuze Uma Filosofia do Acontecimento. São Paulo: Editora34, 2016.

Publicado

2024-09-25

Cómo citar

Gomes, L., & Amaral, G. C. L. (2024). O que pode uma aula? : Uma pergunta entre o pensar e o aprender no encontro com Gilles Deleuze . EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 16(41), 27–45. https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1637