O que pode uma aula?
Uma pergunta entre o pensar e o aprender no encontro com Gilles Deleuze
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1637Palabras clave:
Deleuze, Aula, AprendizadoResumen
Esse breve artigo tem por objetivo discutir a concepção deleuziana de aula em conexão com suas considerações acerca do aprender. Nesse sentido, em um primeiro momento, apresentaremos essas considerações mostrando como, apesar de ser considerado como uma temática secundária em sua obra, o aprender se articula com o pensar, tema central de sua filosofia. Nesse cenário, em um segundo momento, discutiremos a concepção deleuziana de aula, destacando questões como a heterogeneidade, o tempo e o afeto. Por fim, em nossas considerações finais, discutiremos como a aula observada a partir da relação entre o aprender e o pensar, na perspectiva de Deleuze, nos possibilita problematizar o processo de escolarização.
Citas
DOSSE, François. Gilles Deleuze e Félix Guattari: biografia cruzada. Porto Alegre: Artmed, 2010.
DELEUZE, Gilles. O abecedário de Gilles Deleuze, entrevista a Claire Parnet, em vídeo. Dirigido por: Pierre-André Boutang, 1988 (transcrito e traduzido por Tomás Tadeu da Silva - Disponível em: https://machinedeleuze.wordpress.com/2021/06/07/o-abecedario-de-gilles-deleuze-transcricao-completa/ Acesso em 27/02/2024)
DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 1974.
GALLO, Silvio. O aprender em múltiplas dimensões. Perspectivas da educação matemática, v. 10, n. 22, 2017.
KASTRUP, Virgínia. Aprendizagem, arte e invenção. Psicologia em estudo, v. 6, p. 17-27, 2001.
ZOURABICHVILI, François. Deleuze Uma Filosofia do Acontecimento. São Paulo: Editora34, 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.