O que pode uma aula?

Uma pergunta entre o pensar e o aprender no encontro com Gilles Deleuze

Auteurs-es

  • Laurici Gomes Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Giulia Carolina Lage Amaral Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

DOI :

https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1637

Mots-clés :

Deleuze, Aula, Aprendizado

Résumé

Esse breve artigo tem por objetivo discutir a concepção deleuziana de aula em conexão com suas considerações acerca do aprender. Nesse sentido, em um primeiro momento, apresentaremos essas considerações mostrando como, apesar de ser considerado como uma temática secundária em sua obra, o aprender se articula com o pensar, tema central de sua filosofia. Nesse cenário, em um segundo momento, discutiremos a concepção deleuziana de aula, destacando questões como a heterogeneidade, o tempo e o afeto. Por fim, em nossas considerações finais, discutiremos como a aula observada a partir da relação entre o aprender e o pensar, na perspectiva de Deleuze, nos possibilita problematizar o processo de escolarização.

Bibliographies de l'auteur-e

Laurici Gomes, Universidade do Estado de Minas Gerais

Il est titulaire d'une licence en sciences sociales de l'Universidade Estadual Paulista (UNESP), d'une maîtrise en philosophie de l'Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) et d'un doctorat en philosophie de l'Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Il a de l'expérience dans les domaines des sciences sociales et de la philosophie, ayant travaillé comme professeur dans l'enseignement supérieur, principalement en anthropologie et en philosophie, et dans l'enseignement secondaire, dans les domaines de la sociologie et de la philosophie. Il travaille actuellement à la faculté d'éducation de l'université d'État du Minas Gerais, où il enseigne le cours de pédagogie, en tant que coordinateur du Centre d'études et de recherche en éducation, sociologie et philosophie (NEPESF), en tant que chargé de cours dans le cadre du programme de troisième cycle Stricto Sensu en éducation et du cours de troisième cycle Lato Sensu en psychopédagogie clinique et institutionnelle.

 

Giulia Carolina Lage Amaral, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais - Licenciatura em Português. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. Professora de Língua Portuguesa no Colégio Santa Maria - Coração Eucarístico e Monitora de Português no Colégio e Pré-Vestibular Bernoulli.

Références

DOSSE, François. Gilles Deleuze e Félix Guattari: biografia cruzada. Porto Alegre: Artmed, 2010.

DELEUZE, Gilles. O abecedário de Gilles Deleuze, entrevista a Claire Parnet, em vídeo. Dirigido por: Pierre-André Boutang, 1988 (transcrito e traduzido por Tomás Tadeu da Silva - Disponível em: https://machinedeleuze.wordpress.com/2021/06/07/o-abecedario-de-gilles-deleuze-transcricao-completa/ Acesso em 27/02/2024)

DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 1974.

GALLO, Silvio. O aprender em múltiplas dimensões. Perspectivas da educação matemática, v. 10, n. 22, 2017.

KASTRUP, Virgínia. Aprendizagem, arte e invenção. Psicologia em estudo, v. 6, p. 17-27, 2001.

ZOURABICHVILI, François. Deleuze Uma Filosofia do Acontecimento. São Paulo: Editora34, 2016.

Téléchargements

Publié-e

2024-09-25

Comment citer

Gomes, L., & Amaral, G. C. L. (2024). O que pode uma aula? : Uma pergunta entre o pensar e o aprender no encontro com Gilles Deleuze . EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 16(41), 27–45. https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1637