A Didática na Prática Docente e na Formação de Professores:

limites e possibilidades de aproximação

Autores/as

  • Silvana Soares de Araujo Mesquita
  • Leonardo Santos Silva Faculdade de Educação da UFRJ
  • Simone Henriques Gonçalves Lima Fundação Osório/RJ

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1675

Palabras clave:

Didática, Prática docente, Formação de professores, Conhecimentos profissionais

Resumen

O texto parte da questão norteadora “Qual é o lugar da didática na atuação e na formação de professores?” O objetivo é identificar as concepções de didática que transitam na prática docente e construir categorias analíticas de conhecimentos profissionais para investigações dos limites e das possibilidades da formação de professores. Apresentam-se resultados de pesquisa qualitativa com 105 professores da educação básica, juntamente com a análise de disciplinas das matrizes curriculares de dezenove cursos de licenciatura de Letras e de Matemática, presencial e a distância, de instituições privadas. Identificam-se possibilidades de incorporação dos conhecimentos profissionais docentes aos modelos formativos de professores vigentes, a fim de romper com a já antiga constatação de dissociação entre teoria e prática.

Biografía del autor/a

Silvana Soares de Araujo Mesquita

 Doutora em Educação, PUC-Rio. Professora adjunta do Departamento de Educação PUC-Rio. Pesquisadora associada ao CIERS-ed/FCC. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0352-2202. E-mail: silvanamesquita@puc-rio.br

Leonardo Santos Silva, Faculdade de Educação da UFRJ

 Doutorando em Educação, PUC-Rio. Professor substituto de Didática em Química da Faculdade de Educação da UFRJ. ORCID:  https://orcid.org/0000-0003-3350-3109. E-mail: leo.ssilva14@gmail.com.

Simone Henriques Gonçalves Lima, Fundação Osório/RJ

Doutoranda em Educação PUC-Rio. Professora dos anos iniciais da Fundação Osório/RJ. ORCID: https://orcid.org/0009-0004-8304-1517. E-mail: simonehego@gmail.com

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Publicado

2024-11-30

Cómo citar

Soares de Araujo Mesquita, S., Santos Silva, L., & Gonçalves Lima, S. H. (2024). A Didática na Prática Docente e na Formação de Professores: : limites e possibilidades de aproximação. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 16(42), 79–96. https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1675