A Didática na Prática Docente e na Formação de Professores:
limites e possibilidades de aproximação
DOI :
https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1675Mots-clés :
Didática, Prática docente, Formação de professores, Conhecimentos profissionaisRésumé
O texto parte da questão norteadora “Qual é o lugar da didática na atuação e na formação de professores?” O objetivo é identificar as concepções de didática que transitam na prática docente e construir categorias analíticas de conhecimentos profissionais para investigações dos limites e das possibilidades da formação de professores. Apresentam-se resultados de pesquisa qualitativa com 105 professores da educação básica, juntamente com a análise de disciplinas das matrizes curriculares de dezenove cursos de licenciatura de Letras e de Matemática, presencial e a distância, de instituições privadas. Identificam-se possibilidades de incorporação dos conhecimentos profissionais docentes aos modelos formativos de professores vigentes, a fim de romper com a já antiga constatação de dissociação entre teoria e prática.
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