Políticas de formação docente nas reformas educacionais na atualidade:

a Resolução CNE/CP n° 04/2024 e o esvaziamento da formação crítica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2025.e1716

Palabras clave:

Resolução CNE/CP n° 04/2024, Atitude crítica, Contraconduta

Resumen

Este artigo tem como objetivo central promover uma discussão crítica sobre as políticas de formação de professores na atualidade, particularmente da Resolução CNE/CP n° 04/2024 a qual instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior de profissionais do magistério da Educação escolar básica. Partiu-se da seguinte problematização: qual concepção de formação está presente nessas DCN’s? Na tentativa de responder este questionamento, desenvolveu-se um estudo de natureza qualitativa na trilha da pesquisa documental e bibliográfica desenvolvida por estudiosos que discutem a política nacional de formação de professores em um contexto sociopolítico marcado pela elevada centralização curricular. Parte-se do pressuposto de que as políticas atuais de formação de professores enfatizam uma concepção eficientista, utilitarista e pragmatista do fazer e do pensar pedagógico. Vimos no referencial filosófico foucautiano uma tentativa de compreender a formação não pelo viés da eficiência e da produtividade, mas da atitude crítica e da contraconduta.

Biografía del autor/a

Ademir Henrique Manfré, Universidade do Oeste Paulista

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP e Mestre em Educação pela UNESP. Professor da Universidade do Oeste Paulista, campus de Presidente Prudente/SP, Docente permanente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação da Unoeste. ademirmanfre@yahoo.com.br

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Publicado

2025-11-03

Cómo citar

Manfré, A. H. (2025). Políticas de formação docente nas reformas educacionais na atualidade: : a Resolução CNE/CP n° 04/2024 e o esvaziamento da formação crítica. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 17(46), 9–26. https://doi.org/10.58422/repesq.2025.e1716