Políticas de formação docente nas reformas educacionais na atualidade:
a Resolução CNE/CP n° 04/2024 e o esvaziamento da formação crítica
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2025.e1716Palavras-chave:
Resolução CNE/CP n° 04/2024, Atitude crítica, ContracondutaResumo
Este artigo tem como objetivo central promover uma discussão crítica sobre as políticas de formação de professores na atualidade, particularmente da Resolução CNE/CP n° 04/2024 a qual instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior de profissionais do magistério da Educação escolar básica. Partiu-se da seguinte problematização: qual concepção de formação está presente nessas DCN’s? Na tentativa de responder este questionamento, desenvolveu-se um estudo de natureza qualitativa na trilha da pesquisa documental e bibliográfica desenvolvida por estudiosos que discutem a política nacional de formação de professores em um contexto sociopolítico marcado pela elevada centralização curricular. Parte-se do pressuposto de que as políticas atuais de formação de professores enfatizam uma concepção eficientista, utilitarista e pragmatista do fazer e do pensar pedagógico. Vimos no referencial filosófico foucautiano uma tentativa de compreender a formação não pelo viés da eficiência e da produtividade, mas da atitude crítica e da contraconduta.
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