Análise do conteúdo de Embriologia Humana em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio / An analysis of Human Embryology contents in High School Biology textbooks
Palabras clave:
Embriologia Humana, Ensino, Livro didáticoResumen
Resumo: A Embriologia Humana é o estudo de todas as fases do desenvolvimento embrionário do ser humano, a partir do zigoto até o nascimento. O ensino desta temática no Ensino Médio ainda se pauta basicamente em livros didáticos que, muitas vezes, apresenta uma explicação restrita e não contextualizada do conteúdo. Sendo assim, o objetivo deste estudo consiste em analisar o conteúdo de Embriologia Humana nos livros comumente utilizados para o ensino de Biologia no Ensino Médio, considerando a adequação dos conteúdos e da didática que apresentam. Para tal feito, foram selecionados 05 livros de autoria renomada, indicados no Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio. Os resultados apontam que os livros didáticos apresentam pontos que precisam ser reavaliados, mas que, ainda assim, fornecem direcionamento de novos recursos e caminhos alternativos que incrementam a prática pedagógica.
Palavras chave: Embriologia Humana. Ensino. Livro didático
Abstract: Human Embryology is the study of all phases of the human being’s embryonic development, from the zygote to birth. The teaching of this subject matter in High School is still based on textbooks, which often provides a restricted and non-contextualized explanation of the content. Thus, the objective of the study is to analyze the Human Embryology contents in the books commonly used for the teaching of Biology in High School considering the adequacy of their contents and teaching methods. To do so, five books by renowned authors were selected and recommended in the National Book Program for High School. The results show that the textbooks present aspects that need to be reassessed and, on the other hand, point to new resources and alternative paths that improve teaching practice.
Keywords: Human embryology, Teaching, Textbook
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.