A ESCOLA NA CONDIÇÃO DE NÃO LUGAR

Autores/as

  • Antonio Carlos Barbosa da Silva Unesp - Assis
  • Marina Coimbra Casadei Barbosa da Silva Unesp-Marilia

Palabras clave:

não lugar, educação, escola, contemporaneidade, Augé

Resumen

O presente artigo retrata as transformações que a escola e a educação vêm passando desde a idade média até a era contemporânea. Tem como foco principal apontar as questões subjetivas que fundamentaram a escola enquanto espaço educativo necessário à manutenção da sociedade. Finda por mostrar que a escola, atualmente, está perdendo sua função histórica, identitária e relacional (questões essenciais para estruturar uma sociedade) e está se transformando em um não lugar (conceito de Marc Augé), em uma instituição sem função social aparente, mantida apenas por ainda ser uma mercadoria consumível e lucrativa.

Biografía del autor/a

Antonio Carlos Barbosa da Silva, Unesp - Assis

Professor Doutor do Departamento de Psicologia Social Evolutiva e Escolar da UNESP de Assis- SP

Marina Coimbra Casadei Barbosa da Silva, Unesp-Marilia

Graduada em Psicologia pela UNESP-Assis. Pós Graduanda (Mestrado) em Educação pela UNESP- Marília. (SP)

Publicado

2012-11-24

Cómo citar

Silva, A. C. B. da, & Barbosa da Silva, M. C. C. (2012). A ESCOLA NA CONDIÇÃO DE NÃO LUGAR. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 4(8), 340–362. ecuperado a partir de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/268