Políticas públicas e educacionais e valorização docente

Autores/as

  • Adriana de Jesus Diniz Farias Universidade Federal do Pará

Palabras clave:

Educação, Valorização Docente, Políticas Educacionais

Resumen

Este artigo trata das políticas públicas direcionadas a valorização docente no Brasil. Seu objetivo é analisar os marcos históricos, legislativos e políticos que contribuíram positivamente para a valorização do professor da escola básica pública. Para a consecução deste objetivo utilizou-se a pesquisa bibliográfico-documental para analisar a literatura, as legislações e as políticas pertinentes. Conclui-se que a constituição do professorado no Brasil se deu em paralelo à sua desvalorização. No que tange às legislações educacionais apresentadas, percebe-se a dificuldade em se obter valorização docente, pois as políticas de formação profissional e de valorização em alguns aspectos estão confusas na legislação. a análise dos elementos constituintes da valorização do magistério público se reveste de importância para a compreensão dessa realidade e para a elucidação de políticas mais consequentes.

Biografía del autor/a

Adriana de Jesus Diniz Farias, Universidade Federal do Pará

Pedagoga, Mestranda em Educação (UFPA) e professora da Rede Municipal de Educação de Belém/Pará.

Publicado

2014-07-20

Cómo citar

Farias, A. de J. D. (2014). Políticas públicas e educacionais e valorização docente. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 5(10), 337–355. ecuperado a partir de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/312