Juventudes: Diversidades e Experiências Formativas no campo

Autores/as

  • Fabrício Oliveira da Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB http://orcid.org/0000-0002-7962-7222
  • Adelson Dias de Oliveira Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
  • Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Palabras clave:

Diversidades, Juventudes, Experiências formativas.

Resumen

O texto problematiza as perspectivas educacionais e formativo-identitárias de jovens do campo.  É uma pesquisa qualitativa, fundamentada na abordagem autobiográfica, utilizando-se das entrevistas narrativas. Por meio da Análise Compreensiva (BERTAUX, 2010), aponta como significativo para a formação de jovens do campo a participação em movimentos sociais, como aspecto que fortalece a perspectiva do continuum para a identidade desses sujeitos. Num movimento dialógico, a inserção em movimentos sociais e culturais é muito latente no discurso emanado por esses sujeitos e denota a diversidade por eles experienciada no espaço do campo. A correlação da dimensão social e a possibilidade de inserção dos jovens nas ações comunitárias, inclusive como propositores de mudanças, são atraentes para a forma como eles vivem em sua comunidade e experienciam as diversidades.

Palavras-chave: Diversidades. Juventudes. Experiências formativas.

 

 

Youths: formative experiences and diversities in rural áreas

 The text discusses the rural youths’ educational and formative identity perspectives. It is qualitative research based on an autobiographical approach with narrative interviews. Through the Comprehensive Analysis (BERTAUX, 2010), it points out that participation in social movements as an aspect that strengthens the continuum perspective for rural youths’ identity is meaningful to their education. In a dialogical movement, their insertion in social and cultural movements is frequent in the discourse emanated from these individuals and denotes the diversity experienced by them in rural areas. The correlation between the social dimension and the possibility of young people’s integration in community actions, even as proponents of change, is attractive to the way young people live in their community and experience diversities.

 

Keywords: Diversities. Youths. Formative experiences.

 

Biografía del autor/a

Fabrício Oliveira da Silva, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Cpntemporaneidade - PPGEduC da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo - USP. Professor assistente da Universidade do Estado da Bahia, loptado no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT - Campus XVI.

Adelson Dias de Oliveira, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Professor da Universidade Federal do Valo do São Francisco - UNIVASF. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEduC da Universidade do Estado da Bahia - UNEB Membro do DIVERSO - Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade

Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEduC - UNEB. Pós-doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP - FEUSP e Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA.

Publicado

2018-12-04

Cómo citar

Silva, F. O. da, Oliveira, A. D. de, & Rios, J. A. V. P. (2018). Juventudes: Diversidades e Experiências Formativas no campo. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 10(21), 314–334. ecuperado a partir de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/661