Juventudes: Diversidades e Experiências Formativas no campo
Mots-clés :
Diversidades, Juventudes, Experiências formativas.Résumé
O texto problematiza as perspectivas educacionais e formativo-identitárias de jovens do campo. É uma pesquisa qualitativa, fundamentada na abordagem autobiográfica, utilizando-se das entrevistas narrativas. Por meio da Análise Compreensiva (BERTAUX, 2010), aponta como significativo para a formação de jovens do campo a participação em movimentos sociais, como aspecto que fortalece a perspectiva do continuum para a identidade desses sujeitos. Num movimento dialógico, a inserção em movimentos sociais e culturais é muito latente no discurso emanado por esses sujeitos e denota a diversidade por eles experienciada no espaço do campo. A correlação da dimensão social e a possibilidade de inserção dos jovens nas ações comunitárias, inclusive como propositores de mudanças, são atraentes para a forma como eles vivem em sua comunidade e experienciam as diversidades.
Palavras-chave: Diversidades. Juventudes. Experiências formativas.
Youths: formative experiences and diversities in rural áreas
The text discusses the rural youths’ educational and formative identity perspectives. It is qualitative research based on an autobiographical approach with narrative interviews. Through the Comprehensive Analysis (BERTAUX, 2010), it points out that participation in social movements as an aspect that strengthens the continuum perspective for rural youths’ identity is meaningful to their education. In a dialogical movement, their insertion in social and cultural movements is frequent in the discourse emanated from these individuals and denotes the diversity experienced by them in rural areas. The correlation between the social dimension and the possibility of young people’s integration in community actions, even as proponents of change, is attractive to the way young people live in their community and experience diversities.
Keywords: Diversities. Youths. Formative experiences.
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