INTERNACIONALIZAÇÃO DE ESTUDOS: ESTRATÉGIA EDUCACIONAL DAS FAMÍLIAS DE CLASSES MÉDIAS EM BUSCA DO SUCESSO ESCOLAR

Autores/as

  • Solange Bertozi de Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Jacira Helena do Valle Pereira Assis Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palabras clave:

internacionalização de estudos, estratégia educacional, famílias de classes médias, sucesso escolar.

Resumen

O presente artigo tem, como objetivo, focalizar a internacionalização de estudos como estratégia educacional de famílias de classe média que visam à obtenção do sucesso escolar. A metodologia consiste em estudo bibliográfico e realização de uma pesquisa com um survey, disponibilizado on-line em uma escola de prestígio de Campo Grande-MS. É colocado em discussão o ensino bilíngue e trilíngue disponível às famílias de classe média que buscam o sucesso escolar com este tipo de estratégia. As análises sinalizam que a internacionalização de estudos é um tema contemporâneo que está sendo, gradativamente, objeto de estudos por parte de pesquisadores da área da Educação e que, no lócus investigado, o sucesso escolar com vistas às trajetórias de longa duração e ampliação do capital escolar passa, necessariamente, por proporcionar a internacionalização no ensino médio.

Palavras-chave: Internacionalização de estudos. Estratégia educacional. Famílias de classes médias. Sucesso escolar.

 

INTERNATIONAL STUDIES: EDUCATIONAL STRATEGY OF MIDDLE CLASS FAMILIES FOR EDUCATIONAL SUCCESS

 Abstract: This article aims to focus on international studies as an educational strategy for middle-class families to obtain educational success. The methodology consists of literature study and research based on a survey available online at a prestigious school in Campo Grande-MS. The bilingual and trilingual education available to middle-class families, who seek academic success with this type of strategy, is placed under discussion. The analyses indicate that the internationalization of education is a contemporary theme, which is gradually being studied by education researchers, and that in the investigated locus school success with a view to long-term trajectories and the expansion of educational capital necessarily includes providing internationalization in high school.

Keywords: International studies. Educational strategy. Middle-class families. Educational success

Biografía del autor/a

Solange Bertozi de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Sou formada em Serviço Social e Psicologia, tenho Mestrado em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Trabalho nas seguintes instituições: Uniderp Anhanguera, Unigran Capital. Faço doutorado em Educação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Centro de Ciências Humanas e Sociais. Endereço profissional: Av. Costa e Silva, Cidade Universitária - Campo Grande -MS. Endereço residencial: Rua das Paineiras, nº 1000 - ap. 31 - Campo Grande -MS - CEP: 79022-110. E-mail: solangebertozi15@gmail.com

Jacira Helena do Valle Pereira Assis, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora Doutora do Programa de Doutorado em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Centro de Ciências Humanas e Sociais, Endereço profissional: Av. Costa e Silva, Cidade Universitária - Campo Grande -MS.

Publicado

2018-07-01

Cómo citar

Souza, S. B. de, & Assis, J. H. do V. P. (2018). INTERNACIONALIZAÇÃO DE ESTUDOS: ESTRATÉGIA EDUCACIONAL DAS FAMÍLIAS DE CLASSES MÉDIAS EM BUSCA DO SUCESSO ESCOLAR. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 9(19), 607–625. ecuperado a partir de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/667