CLIMA DISCIPLINAR, OPORTUNIDADES DE APRENDIZADO E FORMAÇÃO DOCENTE

Autores/as

  • Luciano Campos Silva Universidade de Ouro Preto

Palabras clave:

clima disciplinar, oportunidades de aprendizado e formação docente.

Resumen

O artigo discute a relação entre clima disciplinar, oportunidades de aprendizado e formação de professores.  Analisa alguns discursos sobre as temáticas da disciplina e da indisciplina presentes no meio educacional brasileiro, especialmente entre professores, pais e alunos. Tais discursos tendem a desconsiderar a natureza complexa dos fenômenos sociais e educacionais, revelando uma visão parcial, reduzida ou simplificada da realidade. Conclui-se pela necessidade de inserção das temáticas relativas a atuação disciplinar em programas de formação inicial e continuada de professores como forma de permitir aos docentes a construção de um amplo repertório de conhecimentos e habilidades sobre os quais possam apoiar as suas práticas profissionais, especialmente no que tange a atuação disciplinar em sala de aula

Biografía del autor/a

Luciano Campos Silva, Universidade de Ouro Preto

Pedagogo e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor Associado do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Publicado

2018-07-01

Cómo citar

Silva, L. C. (2018). CLIMA DISCIPLINAR, OPORTUNIDADES DE APRENDIZADO E FORMAÇÃO DOCENTE. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 9(18), 239–466. ecuperado a partir de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/720