CLIMA DISCIPLINAR, OPORTUNIDADES DE APRENDIZADO E FORMAÇÃO DOCENTE
Mots-clés :
clima disciplinar, oportunidades de aprendizado e formação docente.Résumé
O artigo discute a relação entre clima disciplinar, oportunidades de aprendizado e formação de professores. Analisa alguns discursos sobre as temáticas da disciplina e da indisciplina presentes no meio educacional brasileiro, especialmente entre professores, pais e alunos. Tais discursos tendem a desconsiderar a natureza complexa dos fenômenos sociais e educacionais, revelando uma visão parcial, reduzida ou simplificada da realidade. Conclui-se pela necessidade de inserção das temáticas relativas a atuação disciplinar em programas de formação inicial e continuada de professores como forma de permitir aos docentes a construção de um amplo repertório de conhecimentos e habilidades sobre os quais possam apoiar as suas práticas profissionais, especialmente no que tange a atuação disciplinar em sala de aulaTéléchargements
Publié-e
2018-07-01
Comment citer
Silva, L. C. (2018). CLIMA DISCIPLINAR, OPORTUNIDADES DE APRENDIZADO E FORMAÇÃO DOCENTE. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 9(18), 239–466. onsulté à l’adresse https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/720
Numéro
Rubrique
ARTIGOS
Licence
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.