As abordagens metodológicas na pesquisa em educação: uma análise da produção sobre currículo publicada na 36ª reunião da ANPed
Palabras clave:
Educação, ANPed, Abordagens metodológicas, Pesquisa em Educação, Currículo.Resumen
Este trabalho apresenta questões acerca da diversificação nas abordagens metodológicas da pesquisa em educação, especialmente daquelas pesquisas publicadas no eixo currículo, contemplado pelo GT 12 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – Anped, e apresentadas na 36ª Reunião, realizada em 2013. O objetivo foi perceber onde estão situadas as abordagens quantitativas, qualitativas e os emergentes (historicamente falando) métodos mistos, discutindo os fatores que intensificam as disputas no campo da pesquisa educacional, além de evidenciar os contextos históricos nos quais se demandou diferentes tipos de investigação. Neste sentido, a metodologia de análise adotada foi a revisão bibliográfica dos 18 artigos publicados na 36ª Reunião Nacional da Anped, dada a pertinência da temática que levantou debate em torno do “Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: Desafios para as Políticas Educacionais”. O número de artigos analisados é expressivo, pois representa a totalidade das publicações daquela Reunião e nos possibilitou uma compreensão geral, mas não generalizadora, da qualidade da pesquisa em educação atrelada ao uso das abordagens metodológicas em detrimento dos objetivos das pesquisas.
Palavras-chave: Abordagens metodológicas. Pesquisa em Educação.ANPED. Currículo.
Methodological approaches in educational research: an analysis of production on curriculum published in the 36TH ANPed meeting
Abstract: This paper presents issues on how diverse methodological approaches in educational research are, especially that published on curriculum, as contemplated by WG 12 of the National Association of Postgraduate and Research in Education - Anped and presented in the 36th Meeting, held in 2013. The objectives were to understand where quantitative approaches, qualitative approaches and the emerging (historically speaking) mixed methods are, discuss the factors that intensify the disputes in the field of educational research, and highlight the historical contexts in which different types of investigation were demanded. In this sense, the methodology of analysis adopted was the literature review of the 18 articles published in the 36th Anped National Meeting, given the pertinence of the theme that sparked off a debate about the “National System of Education and Popular Participation: Challenges for Educational Policies”. The number of articles analyzed is expressive because it represents all the publications of that Meeting and allowed us to have a general but not generalizing understanding of the quality of educational research related to the use of methodological approaches to the detriment of research objectives.
Keywords: Methodological approaches. Research in education. ANPED. Curriculum.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.