Conhecimento científico, saber e praticabilidade: algumas contribuições para a mobilização do conhecimento
DOI :
https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1205Mots-clés :
Mobilização do conhecimento. Conhecimento científico. Praticabilidade. Saber., Knowledge mobilization. Scientific knowledge. Practicability. Popular knowledge.Résumé
Neste ensaio discute-se a noção de mobilização do conhecimento a partir dos conceitos de praticabilidade, conhecimento científico e saber, conforme são considerados, o primeiro, por Danilo Romeo Streck e os dois últimos por Álvaro Vieira Pinto. O objetivo foi o de contribuir com a construção da ideia de mobilização do conhecimento como alternativa a orientar o trabalho de pesquisa em ciências sociais, nas universidades. Inicialmente, foram retomadas as ideias de mobilização do conhecimento apresentadas em Naidorf (2014), Naidorf e Perrota (2015), Naidorf e Alonso (2018), Naidorf, Perez Mora e González Ríos (2018), para, em seguida, cotejá-las com as contribuições de Streck (2016) e Pinto (1979). A conclusão é a de que, apesar da pouca densidade histórica, a mobilização do conhecimento pode se constituir em alternativa.
Références
BALL, Stephen. Performatividades e Fabricações na Economia Educacional: rumo a uma sociedade performativa. In: Revista Educação & Realidade, 35(2):37-55, maio/ago.2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/15865. Acesso em 03 de outubro de 2021.
NAIDORF, J. C. Knowledge utility: From social relevance to knowledge mobilization. Education Policy Analysis Archives, 22(89). p.1-31, 2014. Disponível em; https://epaa.asu.edu/ojs/index.php/epaa/article/view/1490. Acesso em 20 de julho de 2018.
NAIDORF, Judith e ALONSO, Mauro. La movilización del conocimiento en tres tiempos. In: Revista Luso?fona de Educac?a?o, 39, p. 81-95. 2018. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/view/720. Acesso em 15 de janeiro de 2019.
NAIDORF, Judith. PÉREZ MORA, Ricardo e GONZÁLEZ RÍOS, Isidora. Nota Introdutória. In: Revista Lusófona de Educação, 39, p.77-79 – 2018. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/view/720. Acesso em 15 de janeiro de 2019.
NAIDORF, Judith; PERROTTA, Daniela. La ciencia social politizada y móvil de una nueva agenda latinoamericana orientada a prioridades. Rev. educ. sup, Ciudad de México , v. 44, n. 174, p. 19-46, jun. 2015 . Disponível em <http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0185-27602015000200002&lng=es&nrm=iso>. Acesso em 15 de janeiro de 2019.
PINTO, Álvaro Vieira. Ciência e Existência. Problemas filosóficos da pesquisa científica - Conhecimento, saberes e ciência. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1979.
STRECK, Danilo Romeo. Metodologias participativas de pesquisa e educação popular: reflexões sobre critérios de qualidade. In: Interface 20 (58) - p.537- 547. Jul-Sep 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/DZgyZp4BzXBXkbsvZQtnMrh/abstract/?lang=pt. Acesso em 30 de junho de 2020.
VIDAL, Carlos Martínez e MARI, Manuel. La Escuela Latinoamericana de Pensamiento en Ciencia, Tecnología y Desarrollo. Notas de un Proyecto de Investigación. In: Revista Estudios. Número 4 / Septiembre - Diciembre 2002.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.