Conhecimento científico, saber e praticabilidade: algumas contribuições para a mobilização do conhecimento

Auteurs-es

  • Ivanise Monfredini Universidade Católica de Santos

DOI :

https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1205

Mots-clés :

Mobilização do conhecimento. Conhecimento científico. Praticabilidade. Saber., Knowledge mobilization. Scientific knowledge. Practicability. Popular knowledge.

Résumé

Neste ensaio discute-se a noção de mobilização do conhecimento a partir dos conceitos de praticabilidade, conhecimento científico e saber, conforme são considerados, o primeiro, por Danilo Romeo Streck e os dois últimos por Álvaro Vieira Pinto. O objetivo foi o de contribuir com a construção da ideia de mobilização do conhecimento como alternativa a orientar o trabalho de pesquisa em ciências sociais, nas universidades. Inicialmente, foram retomadas as ideias de mobilização do conhecimento apresentadas em Naidorf (2014), Naidorf e Perrota (2015), Naidorf e Alonso (2018), Naidorf, Perez Mora e González Ríos (2018), para, em seguida, cotejá-las com as contribuições de Streck (2016) e Pinto (1979). A conclusão é a de que, apesar da pouca densidade histórica, a mobilização do conhecimento pode se constituir em alternativa.  

Biographie de l'auteur-e

Ivanise Monfredini, Universidade Católica de Santos

Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e psicóloga formada pela UMC (Universidade de Mogi das Cruzes). Integra o Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Católica de Santos, onde Coordena a Cátedra Dom Paulo Evaristo Arns. É líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas em Educação: Trabalho e Formação. Integra o Grupo de Trabalho "Ciencia social politizada (GT CLACSO 2019-22) e é membro da rede RESIEDU (Red de Estudios sobre Instituciones Educativas). 

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Publié-e

2022-02-23

Comment citer

Monfredini, I. (2022). Conhecimento científico, saber e praticabilidade: algumas contribuições para a mobilização do conhecimento. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 14(33), 128–136. https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1205