Le temps présent et les plans nationaux d'éducation

l'alphabétisation à l'ordre du jour

Auteurs-es

  • Ivonaldo Neres Leite Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Edilene Oliveria UERN

DOI :

https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1295

Résumé

Nos últimos trinta anos, a alfabetização tem sido um tema frequente na pauta dos debates educacionais brasileiros, tanto no contexto da sociedade civil como no âmbito das políticas públicas. De certo modo, trata-se do reflexo no país de uma tendência internacional, sendo de referir a esse respeito que 1990 foi consagrado como Ano Internacional da Alfabetização, assim como, também em 1990, foi realizada a Conferência Mundial de Educação para Todos em Jomtien, Tailândia, ocasião em que os países signatários da declaração final assumiram o compromisso de universalizar o acesso ao ensino fundamental e erradicar o analfabetismo. Tendo em conta tal realidade, o presente artigo tem como propósito desenvolver uma abordagem sobre a alfabetização no Brasil nos últimos anos, considerando os rumos dos debates e partindo dos Planos Nacionais de Educação (2001-2010, 2014-2024) como referentes empíricos centrais dos enfoques. Do ponto de vista analítico, trata-se de um trabalho tributário das perspectivas de estudo ‘da história do tempo presente’ – história essa marcada, dentre outros aspectos, por ‘balizas móveis’, na medida em que os atores sociais ainda estão em ação produzindo fatos históricos.  A partir do que é realçado no artigo, entre outras inferências, pode-se assinalar que o Brasil tem deixado de cumprir metas pactuadas para a alfabetização.

Bibliographies de l'auteur-e

Ivonaldo Neres Leite, Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Contato: ivonaldo.leite@gmail.com

Edilene Oliveria , UERN

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Contato: edilene12oliveira@hotmail.com

Téléchargements

Publié-e

2022-12-29

Comment citer

Leite, I. N., & Oliveria , E. . (2022). Le temps présent et les plans nationaux d’éducation: l’alphabétisation à l’ordre du jour. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 14(35), 660–678. https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1295