Limites e Possibilidades da Aprendizagem de Crianças na Pandemia

Autores

  • Maria Judith Sucuoira da Costa Lins Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2020.e774

Resumo

Esse artigo lida com a questão da Aprendizagem da Criança na Pandemia. O problema é que as crianças têm que ficar em casa e as aulas são dadas online. Essa é uma situação completamente nova. As crianças sentem falta da escola, professores e colegas. Elas não entendem o motivo por que não podem ir à escola. É difícil se adaptar ao novo formato de aulas e à interação com professores e colegas. Professores e pais estão preocupados quanto a isso. Não é fácil também para eles. O objetivo desse artigo é discutir sobre essa nova maneira de escolarização concernente a esse tipo de aprendizagem e oferecer alguma contribuição à família e aos educadores. É um desafio para nós. Estamos preocupados com a diferença desse sistema. A fundamentação teórica tem dois aspectos: filosofia da educação e psicologia de um lado e os artigos atualizados sobre essa novidade no processo de aprendizagem. A conclusão é que as crianças são capazes de encarar a nova escola virtual. Os limites da educação online não trarão perdas relevantes. Há inúmeras possibilidades a serem usadas e professores vão descobri-las junto com as crianças.

Palavras-chave: Crianças. Educação online. Pandemia. Aprendizagem

Biografia do Autor

Maria Judith Sucuoira da Costa Lins, Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrado em Educação PUC-Rio. Doutorado em Filosofia da Educação Brasileira - UFRJ. Pos-doutoramento em Filosofia da Educação - Ética e Moral - Association for Moral Education

 

Referências

ARENDT, H. Between Past and Future. Peguin Classics. New York. 2006.

ARISTÓTELES. Éthique a Nicomaque. Ed. Flamarion. Paris. 1996.

AUSUBEL, P. D. & ROBINSON, F. G. School Learning: An Introduction to Educational Psychology. Holt, Rinehart and Winston Inc. New York, 1969.

BESAND, A. The Crisis as an Opportunity to Learn. Or: 'Collateral Civic Education' in the Context of the COVID-19 Pandemic: An Essay in Times of Crises Journal of Social Science Education, v19 special issue 8-14- 2020.

BHAMANI, S; MAKHDOOM, A. Z.; BHARUCHI, V.; ALI, N.; KALEEM, S; AHMED, D. Home Learning in Times of COVID: Experiences of Parents Journal of Education and Educational Development, v7 n1 p9-26. Jun 2020.

BOGUM, Y. The Global Pandemic as Learning Opportunities about the World: Extending School Curriculum - Middle Grades Review, v6 n2 Article 7 Jun 2020.

BRUNER, J. The Culture of Education. Harvard University Press. Cambridge. 1996.

______The Process of Education. Vintage Books. Vintage Books. New York. 1960.

CHENG, X. Challenges of "School's Out, but Class's On" to School Education: Practical Exploration of Chinese Schools during the COVID-19 Pandemic, Science Insights Education Frontiers v5 n2 p501-516 2020.

COWAN P. A. COWAN C. P.. The Role of Parental Relationships in Children’s Well-Being: A Modest Set of Proposals for Improving the Lives of Children. Human Development DOI: 10.1159/000500173 online: June 12, 2019.

DAY, T. Academic Continuity: Staying True to Teaching Values and Objectives in the Face of Course Interruptions. Teaching & Learning Inquiry, v3 n1 p75-89 2015.

DEWEY, J. Experience and Nature. Dover Publications Inc. New York.1958.

DIAS, E.; PINTO, F. C. F A Educação e a Covid-19. Ensaio: aval. pol. públ. Educ. vol.28 no.108 Rio de Janeiro jul./set. 2020 Epub 06-Jul-2020.

DURKHEIM, E. Education et Sociologie. PUF. Paris. 1985.

ERIKSON, E. Childhood and Society. W. W. Norton and Company. New York.1993.

GARDNER, H. The Disciplined Mind. Simon & Schuster Ed. New York. 1991

GROSS, B.; OPALKA, A. Too Many Schools Leave Learning to Chance during the Pandemic - Center on Reinventing Public Education. 2020.

GUSDORF, G. Professores para quê? Para uma Pedagogia da Pedagogia. Tradução de M.F. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

HOLT, J. How Children Learn. 50th Anniversary Edition. Merloyd Lawrence Book. Lifelong Books. Da Capo Press. Hachette Book Group. New York. 2017.

ILLICH, I. Sociedade sem Escolas. Ed. Vozes. Rio de Janeiro. 1973.

KAMISLI, H. How Ready Are Families to the Education System Waiting for Us in the Future? International Online Journal of Primary Education, v9 n1 p35-44 2020.

KURILOFF P. C. Why is Online Education Stuck in the Classroom? Teachers College Record, Date Published: August 10, 2020 https://www.tcrecord.org ID Number: 23402, Date Accessed: 8/14/2020 4:01:30.

LICKONA, T. What is Effective Character Education? Disponível em: < http://www.mtsm.org/pdf/What%20is%20Effective%20Character%20Education.pdf>. Acesso em 2 de novembro de 2015.

LOEB, A. How effective is online learning? What the research does and doesn't tell us. Education Week. 2020, March 20. Disponível em: < https://www.edweek.org/ew/articles/2020/03/23/how-effective-is-online-learning-what-the.html >: Teachers College Record, Date Published: August 10, 2020 https://www.tcrecord.org ID Number: 23402, Date Accessed: 8/14/2020 4:01:30.

MACINTYRE, A. Dependent Rational Animals. Why human beings need the virtues. The Paul Carus Lectures. Open Court. Chicago. 1997.

MELNICK, H; DARLING-HAMMOND, L. Reopening Schools in the Context of COVID-19: Health and Safety Guidelines from Other Countries. 2020 Learning Policy Institute. 1530 Page Mill Road Suite 200, Palo Alto, CA.

OLIVEIRA, J. B. ; GOMES, M.; BARCELLOS, T. A Covid-19 e a volta às aulas: ouvindo as evidências. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. vol.28 no.108 Rio de Janeiro Jul./Sept. 2020 Epub July 06, 2020.

PIAGET, J. Études Sociologiques. Librairie Droz. Paris. 1977.

_______. La Psychologie de l’Intelligence. Librairie Armand Colin. Paris, 1952.

PIKUNAS, J. Psychology of Human Development. Classic Reprint Series. London 2019.

SCHAEFER, M. B.; ABRAMS, S. S.; KURPIS, M.; ABRAMS, M.; ABRAMS, C. "Making the Unusual Usual:" Students' Perspectives and Experiences of Learning at Home during the COVID-19 Pandemic -Middle Grades Review, v6 n2 Article 8 Jun 2020.

SCHELER, M. Die Stellung des Menschen im Kosmos. Francke Verlag Bern und München, 1962.

SHKLIAREVSKY, G. Educating for Creativity: A Challenge for the Twenty-first Century. The Online Journal of New Horizons in Education - April 2019 Volume 9, Issue 2.

SUCUPIRA, N. Ética e Educação. Presença Filosófica, p. 28-42 v. VI n.4 out/dez. Rio de Janeiro, 1980.

SUCUPIRA-LINS, M.J.C. Formação de Professores e o Desafio da Ética, in Revista Diálogos, on line, v. 20 p. 151-169. 2016. Disponível em: < http://www.uem.br/dialogos/index.php?journal=ojs&page=issue&op=view&path%5B%5D=53>

VON HILDEBRAND, D. The Nature of Love. Translated by John F. Crosby with John Henry Crosby. St. Augustine Press. South Bend, Indiana, 2009.

VYGOTSKY, L. A Formação Social da Mente. São Paulo: Ed. Martins Fontes. 1994.

Downloads

Publicado

2021-02-06

Como Citar

Lins, M. J. S. da C. (2021). Limites e Possibilidades da Aprendizagem de Crianças na Pandemia. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 12(28), 555–569. https://doi.org/10.58422/repesq.2020.e774