Experiência, negociação e fé: redes que compõem o cotidiano com a escola
DOI :
https://doi.org/10.58422/repesq.2020.e980Résumé
Nesta pesquisa tivemos como objetivo viver a escola como experiência que transborda sensações, afetos, situações inusitadas e imprevistas. A pesquisa foi realizada em uma escola pública em Venda Nova do Imigrante, no estado do Espírito Santo, por meio da nossa imersão no cotidiano escolar de uma professora de Português e seus alunos/as. Como caminho metodológico, utilizamos a narrativa e diário de campo e foi por meio da enunciação dos sujeitos que acompanhamos a produção das redes de saberesfazeres escolares. Como resultados, evidenciamos às cenas de astúcias docentes e discentes que resistiam às normatividades impostas pelo sistema escolar. Em suma, seguimos as pistas para o entendimento das negociações realizadas entre os sujeitos praticantes da escola.
Palavras-chave: Experiência. Disciplinamento. Resistência e cotidiano escolar
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.