Determinismo da BNCC versus currículo plural

um convite ao debate

Autores

  • Mary Gracy e Silva Lima Universidade Estadual do Piauí
  • Isabel Cristina da Silva Fontineles Universidade Estadual do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1469

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular. Currículo. Formação de professores. Projeto extensionista.

Resumo

Com a perspectiva de promover reflexões, discussões e estudos referentes às questões legais e ideológicas sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), efetivou-se uma atividade de Extensão no curso de Pedagogia de uma IES pública. Nesse texto, apresenta-se um relato dessa atividade extensionista, de caráter analítico-crítico, sobre o modo como a rede pública de ensino na cidade de Teresina (PI) vem realizando a implementação da BNCC nas escolas municipais. Para tanto, apresenta-se a problemática: cabe propor e exigir um único currículo, como é determinado pela BNCC, para ser vivenciado em todo o país, ignorando as diversidades e multiculturalidades existentes no Brasil? E como objetivo geral, buscou-se, discutir questões curriculares dos diferentes níveis de ensino da Educação Básica, analisando as questões legais e da realidade em torno do currículo. Para tanto, realizou-se análises de documentos legais, de referenciais teóricos e bibliográficos, exposição sobre a temática em mesas-redondas, bem como a produção de dados por meio de entrevistas de professores que atuam na Educação Básica em escolas da referida rede de ensino público. Constatou-se a necessidade de reflexões e de estudos sobre os impactos da implantação da BNCC na prática curricular nas diferentes realidades educacionais, a fim de promover uma conscientização acerca das implicações na prática pedagógica do docente no tocante à formação escolar, política e social dos educandos. É urgente, portanto, o investimento na formação contínua dos profissionais das escolas da Educação Básica e nos cursos de formação docente, para uma compreensão acerca das intencionalidades políticas, ideológicas e educativas dessa Base no campo do currículo escolar.

Biografia do Autor

Mary Gracy e Silva Lima, Universidade Estadual do Piauí

Doutora em Educação-Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora Adjunta do Departamento de Pedagogia na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)/Campus Timon(MA). Professora Adjunta do curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Estadual do Piauí (UESPI/CCM). Email: marygracy@ccm.uespi.br

Isabel Cristina da Silva Fontineles, Universidade Estadual do Piauí

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Piauí (PPGed/UFPI). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Piauí (UESPI/CCM). Coordenadora de Área do Pibid-Pedagogia (UESPI/CCM). Email: ic.fontineles@hotmail.com

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Publicado

2023-10-19

Como Citar

Silva Lima, M. G. e, & Silva Fontineles, I. C. da. (2023). Determinismo da BNCC versus currículo plural: um convite ao debate. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 15(38), 249–263. https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1469