Determinismo da BNCC versus currículo plural
um convite ao debate
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1469Palavras-chave:
Base Nacional Comum Curricular. Currículo. Formação de professores. Projeto extensionista.Resumo
Com a perspectiva de promover reflexões, discussões e estudos referentes às questões legais e ideológicas sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), efetivou-se uma atividade de Extensão no curso de Pedagogia de uma IES pública. Nesse texto, apresenta-se um relato dessa atividade extensionista, de caráter analítico-crítico, sobre o modo como a rede pública de ensino na cidade de Teresina (PI) vem realizando a implementação da BNCC nas escolas municipais. Para tanto, apresenta-se a problemática: cabe propor e exigir um único currículo, como é determinado pela BNCC, para ser vivenciado em todo o país, ignorando as diversidades e multiculturalidades existentes no Brasil? E como objetivo geral, buscou-se, discutir questões curriculares dos diferentes níveis de ensino da Educação Básica, analisando as questões legais e da realidade em torno do currículo. Para tanto, realizou-se análises de documentos legais, de referenciais teóricos e bibliográficos, exposição sobre a temática em mesas-redondas, bem como a produção de dados por meio de entrevistas de professores que atuam na Educação Básica em escolas da referida rede de ensino público. Constatou-se a necessidade de reflexões e de estudos sobre os impactos da implantação da BNCC na prática curricular nas diferentes realidades educacionais, a fim de promover uma conscientização acerca das implicações na prática pedagógica do docente no tocante à formação escolar, política e social dos educandos. É urgente, portanto, o investimento na formação contínua dos profissionais das escolas da Educação Básica e nos cursos de formação docente, para uma compreensão acerca das intencionalidades políticas, ideológicas e educativas dessa Base no campo do currículo escolar.
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