Identidades Profissionais no Brasil e em Moçambique:

Diálogos entre Representações Sociais, Habitus e Diferença Cultural

Autores

  • Hermínio Ernesto Nhantumbo Escola Superior de Jornalismo

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1602

Palavras-chave:

Representações sociais, Habitus, Diferença cultural, Identidade e políticas educacionais e curriculares

Resumo

Refletir sobre como os conceitos de Representações sociais, Habitus e Diferença cultural podem contribuir para olhar para a questão de identidade social/cultural/profissional/docente é o desafio desta produção discursiva. A mescla de contribuições teórico-metodológicas das teorias críticas e pós-críticas permite pensar a temática de identidade sob diferentes pontos de vista, trazendo algumas aproximações e distanciamentos quanto a sua (im)possibilidade. Trata-se de tomar alguns pontos documentais das políticas educacionais e/ou curriculares do Brasil e de Moçambique para averiguar até que ponto os currículos únicos têm a pretensão de homogeneizar sujeitos, em um contexto em que tentar “cristalizar” a identidade parece um projeto (im)possível. Enquanto uns defendem a constituição da identidade, outros propõem o conceito de identificação que permite a produção de sujeitos traduzidos e enunciados em uma constante diferença cultural.

Biografia do Autor

Hermínio Ernesto Nhantumbo, Escola Superior de Jornalismo

 Doutor em Educação pela UERJ, no PROPED, Mestrado em Educação/Ensino de Filosofia e Licenciado em Ensino de Filosofia, ambas formações feitas na Universidade Pedagógica em Moçambique. Atualmente, está a finalizar o seu pós-doutorado sob supervisão da Prof.ª Dra. Mária Fátima B. Abdalla, no Programa de Pós-graduação Strito Sensu em Educação da Universidade Católica de Santos, como bolsista da CAPES, Edital 16/22. A pesquisa atual desenvolve as abordagens teóricas de Bourdieu, Moscovici e Bhabha para questionar sobre a identidade social/cultural/docente. Em Moçambique, é pesquisador e professor da Escola Superior de Jornalismo há mais de 10 anos e da Universidade São Tomás de Moçambique, atuando nas áreas de educação (currículo), filosofia, sociologia e metodologia de investigação científica. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3923-4045. E-mail: herminionhantumbo@gmail.com.

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Publicado

2024-11-30

Como Citar

Nhantumbo, H. E. (2024). Identidades Profissionais no Brasil e em Moçambique: : Diálogos entre Representações Sociais, Habitus e Diferença Cultural. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 16(42), 347–363. https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1602