FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO DO PROGRAMA LER E ESCREVER: UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES COM O SABER EM ESCOLAS DA REDE ESTADUAL PAULISTA DA BAIXADA SANTISTA

Autores

  • Sirlei Ivo Zoccal
  • Sanny Silva da Rosa

Resumo

O artigo apresenta e discute uma pesquisa em desenvolvimento sobre formação continuada de professores no contexto das políticas públicas de educação da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. A pesquisa tem como objeto a análise das concepções e das práticas dos professores participantes do Programa Ler e Escrever, em escolas da rede estadual paulista, pertencentes à Diretoria de Ensino de Santos, que abrange os municípios de Cubatão, Guarujá e Santos. O estudo faz parte de um projeto mais amplo de investigação desenvolvido em um grupo de pesquisa do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Católica de Santos sobre a relação dos professores com os saberes instituídos pelas políticas públicas em Educação no Estado de São Paulo e municípios da Baixada Santista. O artigo está dividido em três partes: a primeira situa as origens e os fundamentos do Programa Ler e Escrever; a segunda apresenta as questões que deram origem e justificam a pesquisa; a terceira e última parte trata dos aportes teóricos e metodológicos que dão suporte à pesquisa, a partir de uma perspectiva crítico-compreensiva que privilegia a relação dialética entre as dimensões antropológica e subjetiva nos processos de constituição do sujeito.

 

Biografia do Autor

Sirlei Ivo Zoccal

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação - Universidade Católica de Santos

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Publicado

2012-10-18