A PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR DE ARTE NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE SANTOS
Resumo
Com a promulgação da Lei 5.692/71, o ensino da arte foi regularizado nas escolas brasileiras e constituiu-se em um espaço obrigatório para atividades, no currículo escolar, com a denominação de Educação Artística. Este trabalho tem por objetivo investigar a prática docente dos professores de Arte que atuam no Ensino Fundamental II da Rede Municipal de Santos/SP. Fundamentando-se em estudos de Barbosa, Freire, Nóvoa, entre outros, a pesquisa de abordagem qualitativa utilizou, como instrumentos de coleta, questionários que foram respondidos por professores de Arte. A análise parcial dos dados obtidos com as respostas indica a existência de tensões entre a proposta curricular para o ensino da Arte, que integra as quatro linguagens artísticas, e as práticas do professor. Os resultados mostraram as dificuldades da formação na área, tendo em vista que o professor é formado em uma especialidade e se vê diante de uma realidade de trabalho que exige a integração entre as linguagens artísticas que envolvem as artes visuais, o teatro, a dança e a música.