SER PROFESSOR: DO RECONHECIMENTO À (RE)CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL
Resumo
Este artigo trata de questões relacionadas às implicações da formação inicial para a construção de uma nova profissionalidade e identidade dos profissionais que atuam na educação infantil, tendo como objetivo central compreender o que pensam os estudantes/professores sobre a (re) constituição da identidade profissional no âmbito do PARFOR (BRASIL, 2009). Trata-se de uma pesquisa, fundamentada na Teoria das Representações Sociais/TRS (MOSCOVICI, 1978), de cunho qualitativo, que utiliza como fonte de informações: pesquisa exploratória; aplicação de questionário; realização de entrevistas e de um grupo focal. Baseia-se em conceitos de autores como Cunha (1989, 2010), Contreras (1990), Nóvoa (1992), Charlot (2000), Tardiff (2002), Abdalla (2006, 2008), Pepper (2009), entre outros, que trataram da (re) construção da identidade dos professores. Os resultados do estudo apontaram como elementos representacionais: necessidade de formação para responder aos desafios da profissão; reconhecimento da identidade profissional e da necessidade de ressignificar as políticas públicas de formação inicial e continuada, nos sistemas de ensino e nas escolas; e o papel da educação infantil.
Palavras-chave: Formação Inicial; PARFOR; Identidade Profissional