AS POSSIBILIDADES FORMATIVAS DA HORA DO TRABALHO PEDAGÓGICO (HTP)

Autores

  • Lenarde Nascimento dos Santos Mendes Universidade Católica de Santos

Resumo

Esse trabalho é fruto da pesquisa realizada no Mestrado em Educação e que teve, como objeto, a formação em serviço de professores, com ênfase na Hora de Trabalho Pedagógico (HTP). A investigação partiu da seguinte questão-problema: quais as possibilidades formativas da HTP para a formação docente em serviço? Nessa perspectiva, o foco da pesquisa foi o papel dos coordenadores pedagógicos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que teve como cenário a cidade de Santos, sendo que os pressupostos epistemológicos da pesquisa qualitativa contemplaram as especificidades do objeto em questão, a saber, a relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, captando tanto os aspectos objetivos quanto os subjetivos. A  coleta de dados foi realizada a partir dos seguintes instrumentos: questionário, entrevista, dinâmica de grupo, grupo focal e análise de documentos, visando elucidar o objeto investigado. O estudo apoiou-se em autores que discutem a questão da cultura da prática reflexiva na escola como elemento norteador do pensar e do fazer docente coletivo. A análise do material verbalizado ou escrito foi submetida à técnica da análise de conteúdo, possibilitando perceber os sujeitos em seus contextos sociais de trabalho, o que permitiu emergir as seguintes categorias: HTP como espaço de formação; HTP como espaço de troca de conhecimento e HTP como espaço de escuta. Os conhecimentos construídos nesta investigação permitem afirmar que a formação em serviço é um espaço/tempo necessário à reflexão do professor, podendo configurar-se em lócus que acolhe as experiências de seus sujeitos e promove o processo de pensar/discutir a prática docente.

 Palavras-chave: Coordenador Pedagógico; HTP; Formação de professores; Formação em serviço.

Biografia do Autor

Lenarde Nascimento dos Santos Mendes, Universidade Católica de Santos

Mestre em Educação pela Universidade Católica de Santos. Professora da Rede Pública do Município de Santos

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Publicado

2013-08-29