TUTORIA EM CURSOS DE LICENCIATURA A DISTÂNCIA: PERCEPÇÃO DOS TUTORES E DIFICULDADES ENCONTRADAS NAS SUAS PRÁTICAS

Autores

  • Fernanda Casqueiro Souza da Silva Universidade Católica de Santos

Resumo

Este trabalho traz resultados da pesquisa sobre as práticas de tutoria em cursos de licenciatura na modalidade a distância e que teve por objetivo compreender a percepção dos tutores em relação às suas práticas e às dificuldades encontradas neste contexto. Destacou a tutoria como ação pedagógica que implica um conjunto de atitudes que podem colaborar para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, estimulando e desenvolvendo-os na busca do crescimento intelectual, significativo e autônomo. Com base em estudos de Freire (1987), Sá (1998), além de Machado & Machado (2004) e Vygotski (1989), entre outros autores, a pesquisa envolveu as concepções dos tutores sobre a profissão e as dificuldades da tutoria. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou como procedimento metodológico um questionário que foi aplicado aos professores tutores de cursos de licenciatura. Os resultados apontaram a necessidade de uma investigação mais ampla, já que os sujeitos aparentam não possuir clareza sobre o que compreendem por tutoria, embora tenham identificado a tutoria como mediação.

Palavras chave: práticas de tutoria; educação à distância; mediação pedagógica.

 

Biografia do Autor

Fernanda Casqueiro Souza da Silva, Universidade Católica de Santos

Mestre em Educação. Professora da Rede Pública.

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Publicado

2013-08-29