REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE CIDADANIA AMBIENTAL: O QUE PENSAM OS PROFESSORES-ESTUDANTES DO PARFOR
Resumo
Este texto tem como objetivo trazer reflexões sobre as representações sociais dos professores-estudantes de Pedagogia do PARFOR a respeito da Cidadania Ambiental, especificamente acerca de seus saberes profissionais e da formação da sua consciência ambiental. O presente estudo integra uma pesquisa mais ampla, intitulada “Das políticas de formação de professores às práticas pedagógicas: implicações, desafios e perspectivas para a universidade, escolas e professores” (ABDALLA et al., 2012). A pesquisa tem, como referencial teórico-metodológico, a teoria das representações sociais (MOSCOVICI, 1978), além de autores como Abdalla (2006), que trata dos conhecimentos e saberes dos professores e Carvalho (2008), que aborda a questão da formação do sujeito ecológico. O estudo, de natureza qualitativa, desenvolveu, como procedimento metodológico, a aplicação de questionário semiestruturado com 16 alunos de uma turma do curso de Pedagogia do PARFOR. Os dados coletados foram categorizados em uma dimensão de análise, dividida em duas categorias de análise e quatro unidades de sentido. Os resultados destacaram que os alunos associam, em sua maioria, a Cidadania Ambiental com a preservação do meio ambiente e que os mesmos, em geral, não fazem referências a atitudes, intervenções ou ações ambientais, indicando que os saberes construídos, até então, não se traduzem em práticas de Cidadania Ambiental.
Palavras-chave: representações sociais; cidadania ambiental; política de formação nacional (PARFOR).