REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES SOBRE A IDENTIDADE DOCENTE: UM DISCURSO SOBRE DISCURSOS
Resumo
O trabalho traz resultados da pesquisa realizada no Mestrado em Educação, cujo estudo teve como foco as representações sociais de professores da Educação Profissional sobre a constituição da Identidade Docente e se justifica porque indicia a importância da imagem profissional nesse ambiente de formação, enquanto uma modalidade de ensino diferenciada. O estudo se fundamenta em Bakhtin (1995, 2006), no que se refere à manifestação discursiva ideologicamente constituída; em Moscovici (1978, 2003) e sua teoria das representações sociais, que contribui para compreensão das representações destes professores sobre a construção da própria identidade profissional em um ambiente de influências, conforme destaca Paicheler e Moscovici (1985), e de impregnações, como destaca Jodelet (2001); e Dubar (1997), quanto à constituição da identidade profissional. Quanto às subjetividades, à realidade profissional docente, aos saberes acadêmico-práticos e à autonomia, a pesquisa tomou como fundamento as contribuições de Nóvoa (2000), Abdalla (2006, 2008), Charlot (2005), Contreras (2002) e outros. Como procedimentos metodológicos, a pesquisa se desenvolveu em duas fases: na primeira fase foi aplicado um questionário para vinte sujeitos de pesquisa, com questões fechadas e abertas e palavras de evocação; na segunda fase, foi realizada entrevista semiestruturada, com educadores e equipe. Os resultados parciais apontaram para uma ambivalência discursiva em um espaço de influências e de impregnações, referenciadas em duas dimensões de análise: a identitária e a contextual. Estas oferecem elementos para compreender as diferentes representações dos professores sobre atitudes/posicionamentos permeados pelos saberes, subjetividades e pela autonomia relativa, que gera, perante o discurso institucional, implicações para a escola e para a identidade profissional em (re) construção.
Palavras-chave: identidade profissional; discursos e representações; saberes e subjetividades.