OUVIR PARA INTERAGIR: A ANÁLISE DO DISCURSO DE UNIVERSITÁRIOS SOBRE A INICIAÇÃO À PESQUISA A DISTÂNCIA
Resumo
Cada vez mais a exigência de cientificidade na formação das profissões ganha corpo. Apreender como os alunos ingressantes na graduação universitária concebem e valorizam a ciência é importante para o planejamento educacional no ensino superior. Conhecer o saber acumulado do aluno também é importante de per si e, mais ainda, quando a relação pedagógica se dá por EAD. O presente trabalho traz resultados da pesquisa realizada sobre a percepção dos alunos acerca da conceituação da cientificidade na disciplina Metodologia da Pesquisa, ministrada a distância no curso de Farmácia, entre outros. A metodologia empregada foi a do Discurso de Sujeito Coletivo. Os resultados mostraram que os alunos são coerentes com os condicionantes históricos do processo educacional brasileiro, no qual há pouca valorização do sujeito construtor do conhecimento.
Palavras chave: educação a distância; comunicação virtual; tutoria; proposta pedagógica